24 agosto 2020

Nos 200 anos da Revolução Liberal recordemos os Penacovenses que foram presos e fuzilados.



Hoje, 24 de Agosto de 2020, assinalam-se os 200 anos da Revolução Liberal que inaugurou um novo capítulo da História de Portugal. Novas ideias, novos caminhos que não foram fáceis de trilhar, que inclusivamente deram origem a uma Guerra Civil.

Antes de terminar o dia de hoje, recordemos o trágico episódio da “Queima da Pólvora” na Cortiça que acabou por trazer o luto ao nosso concelho humilhando aqueles que defendiam os ideais do Liberalismo.

Lembremos os nomes das pessoas da região que foram fuziladas em Viseu: António Homem de Figueiredo, da Cruz do Soito; António Joaquim, da Várzea de Candosa; Padre António da Maya, natural da Cruz do Soito, pároco de Covelo; Francisco Homem da Cunha e o irmão Guilherme Nunes da Silva, da Cortiça; José Maria de Oliveira, da Cortiça e, os irmãos Francisco de Sande Sarmento e Felizberto de Sande Sarmento da Carvoeira.

A feroz perseguição feita pelos Absolutistas conduziu à prisão e fuzilamento de muitos outros, alguns deles penacovenses: António Homem de Figueiredo e Sousa, da Cruz do Soito, irmão de D. Rita, mulher do capitão-mor José Félix, e este, irmão de Bernardo Homem; António Joaquim de Moura; António Francisco; António José de Frias, da Sobreira; António (Padre) da Maya, da Cruz do Soito; António Marques Guerra, dos Poços; António de Sousa Maldonado Bandeira; Bernardo Homem, da Cortiça (este nome consta da lista, mas haverá equívoco, pois ja estava preso, há muito, nas cadeias de Almeida); Francisco, filho de Bernardo Homem, da Cortiça; Francisco de Sande, da Carvoeira; Guilherme, filho de Bernardo Homem, da Cortiça; João Pereira Saraiva; Joaquim José Gonçalves; José Maria, filho de Bernardo Homem, da Cortiça; José Félix da Cunha Figueiredo Castelo-Branco, que faleceu nas prisões; José Henriques, de Farinha Podre, alfaiate; José Joaquim Pereira, de Farinha Podre; José Lopes; José de Loureiro e Almeida, de Farinha Podre; José Inácio Martins; José Maria de Figueiredo Castelo-Branco, filho do dito capitão mor José Félix da Cunha Castelo-Branco; José Maria de Oliveira, da Cortiça; Manuel Correia; Manuel Lourenço Gomes Cascão e Veríssimo Gonçalves.

De acordo com um historiador  “o despotismo raivoso encarcerou muita mais gente do que a constante da lista, com quanto não houvesse metido nem prego nem estopa na queima da pólvora”. 

Foi o caso de Francisco António da Assumpção, da Sobreira, de cuja prisão resultou perder a sua mãe o uso da razão; Maria Benedita e Maria Antónia, filhas de Bernardo Homem, bem como uma criada das mesmas; Ana Marques, da Cortiça, solteira; José Joaquim Pereira, de Farinha Podre, bacharel formado; Joaquina da Fonseca, de Farinha Podre, “e outras [pessoas], das quais umas não foram pronunciadas, mas outras, ou o fossem ou não, jazeram nas cadeias de Lamego até que esta cidade foi libertada.

2 comentários:

  1. o despotismo raivoso mutas vezes nao esta do lado que esta gente pensa

    ResponderEliminar
  2. em geral esses que falavam em despotismo raivoso foram os semeadores das ideias como o stalinismo ,a maior organizaçao criminal conhecida

    ResponderEliminar