16 fevereiro, 2025

𝐏𝐞𝐧𝐚𝐜𝐨𝐯𝐚, 𝐚 𝐯𝐢𝐥𝐚 "𝐪𝐮𝐞 𝐚𝐩𝐫𝐨𝐯𝐞𝐢𝐭𝐚 𝐮𝐦𝐚 𝐝𝐨𝐛𝐫𝐚 𝐝𝐨 𝐫𝐢𝐨 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐞𝐱𝐢𝐛𝐢𝐫 𝐯𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 𝐥𝐨𝐧𝐠𝐚𝐬 𝐬𝐨𝐛𝐫𝐞 𝐨 𝐯𝐚𝐥𝐞”


A beleza das vistas, tendo o Mondego como eixo de referência, é um sem parar de surpresas. As encostas ora são redondas e cobertas de plantas, ora são rochosas e escarpadas, ora misturam a suavidade de umas com a aspereza de outras. Fecham-se em ravinas, para logo se abrirem em pequenos vales férteis, à espera das enchentes. A terra é intensa, séria, a contrastar com a leveza doce da água transparente. Penacova fica numa dessas pinturas, encavalitada na encosta. É uma vila branca, que aproveita uma dobra do rio para exibir vistas longas sobre o vale. (…)


Portugal Passo a Passo foi uma publicação que circulou no mercado editorial em meados da década de noventa, há 30 anos sensivelmente, distribuída por diversos volumes (correspondentes às tradicionais províncias). 

No tomo dedicado à Beira Litoral encontramos interessantes referências a Penacova. O registo fotográfico é especialmente curioso. Veja-se, por exemplo, a zona degradada da Igreja Matriz e ruas envolventes, a panorâmica da Carvoeira, alguns trechos do Mondego, interessantes pormenores de Lorvão...








12 fevereiro, 2025

Os últimos barqueiros do Mondego...


O nº 6 da revista Antropologia Portuguesa publicou, em 1988, um excelente artigo de Edgar Lameiras, intitulado "Contributo para o estudo da navegação comercial e dos sistemas primitivos de transporte de carga do rio Mondego a montante de Coimbra". 

Trata-se de um importante texto para a história da barca serrana e dos barqueiros do Mondego. O autor apresenta-nos, em apêndice, uma "Relação dos barqueiros ainda vivos [até Junho de 1987] dos diferentes lugares, ao longo do Mondego", que fazendo fé do rigor da investigação, abrangerá, se não todos, a maioria dos "últimos" barqueiros.

BESTEIRO
Arlindo Alves

CANEIRO
Américo Ralha
António Lopes Moreira
José Calhau (dono, em tempos, de uma barca. Chegou a ter ao longo da sua vida
5 barcas).

Manuel Calhau
Mário Lopes
Zé d'Assunção

CARVALHAIS
Manuel de Oliveira

CARVALHAL
Alípio Martins
Artur Ferreira
Américo Poças
Joaquim Silva

CARVOEIRA
António Caixeiro
António Pais
António Tomás
Constantino Grilo
Daniel Caixeiro
Jaime Oliveira (dono, em tempos, de urn barco)
Leonel Tomás

COIÇO
José das Carvalhas

CUNHEDO
Afonso Ferreira Febras
José Ferreira Febras
Manuel Ferreira Febras

GONDOLIM
António Lopes Flórido
António Maia de Oliveira (foi barqueiro só ate aos 20 anos)
António Martins Belbouche
Joaquim Martins Belbouche (dono, em tempos, de um barco)
Leonel Martins Branco
Manuel Duarte (dono, em tempos, de uma barca de passagem )

MIRO
Alípio Alves
Alípio Fernandes
David d'Ascenção
Mário Fernandes

OLIVEIRA DO MONDEGO
António Costa (dono, em tempos, de uma barca de passagem)

PONTE (de Penacova )
Alípio Manso
Alípio dos Santos
Alípio da Silva Cruz
Daniel Praça
Daniel da Silva Cruz
Henrique dos Santos
Joaquim Pinéu

RAIVA
Manuel

REBORDOSA
Américo Granha
Eugénio FIórido
Henrique Padilha de Oliveira
Maximino Padilha de Oliveira

RIBA DE BAIXO
Diamantino (Carapinha) dos Santos (dono, em tempos, de um barco)
José de Adelaide
José Alves Novo
José da Cruz
Mário Alves

SOUTELO
Mauro da Silva Carvalho

SOITO
Abel da Cruz
António Martins Calrrinho (dono, em tempos, de uma barca)
Francisco Alves
José da Cruz

TERREIROS DE ST. ° ANTÓNIO
João Santos (dono, em tempos, de pelo menos seis barcos

VILA NOVA
Armando Alves
Armando Oliveira Courtão
José (da Rabeca) Ferreira da Silva
Luís de Oliveira Courtão

Edgar Lameiras resume o artigo do seguinte modo:

“Factores de diversas ordens faziam com que o rio Mondego fosse, desde tempos remotos, preferencialmente usado no transporte e exportação de mercadorias oriundas das diferentes localidades ao longo do rio: azeite, vinho, cereal e principalmente lenha, carqueja, ramalheira, carvão e madeira (cortada das encostas do concelho de Penacova) para Coimbra e Figueira da Foz. Já rio acima, transportavam produtos que as populações serranas carenciavam (por exemplo sal), sendo descarregados principalmente no Porto da Raiva (com as suas feiras às 2.as e 5.as feiras onde o material era rapidamente escoado). Vários eram os sistemas primitivos de transporte de carga a montante de Coimbra, que percorriam o Mondego: barca serrana, barco, barco de Palheiros, barco de passagem e barco do trabalhador. Mas vários condicionalismos contribuíram para o quase total desaparecimento destes tipos de embarcações, apesar de presentem ente alguns esforços terem sido feitos no sentido da sua preservação."




06 fevereiro, 2025

Da minha janela: O "sabor" do Bairro

 


Bairro era uma forma de gestão do território municipal

Existia estruturado para alojamento, também nupcial

Não lhe estava alheio o anseio, conjuntural, de dar lar

A quem dele precisava

A quem se amava

E queria fazer crescer a sua Família, em reprodução 

O Bairro era específico 

Característico

E por isso tinha sabor

Saboreava-se o ar circundante

O cheiro das comidas em confecção

O da amizade a pairar, que crescia ali “à mão” 

Cada Bairro se foi desenvolvendo

Passou a ter Jardim Escola

Deu benefícios no Centro de Saúde 

As crianças passaram a ter Locais de Encontro

E Bombeiros 

E Postos da PSP ou da GNR

E Associações de Canto

De Teatro

De Dança 

Muitas vezes, até, instalações de Junta de Freguesia

Sem esquecer a existência do Parque Infantil

E de Parques de Merendas, aos mil

Era o Bairro do amor 

Um aglomerado, esmerado

Que também era sedutor

Depois passou para as ex-quintas, nas colinas, nas ravinas

Nas zonas menos nobres, até pobres

E aglomerava gentes sem sortes

Estratificada nas classes sociais

Nas ditas “zonas urbanas sensíveis” 

Empurradas para fora do centro

Dos centros urbanos iluminados

Longe dos mais ricos e decanos

Para não se misturarem as pessoas

Fossem elas más ou boas

Arrumavam-se mais longe

Embora se dependesse delas 

À medida que evoluiu a pressão imobiliária 

As casas diminuíram muito na qualidade

Os moradores têm muito mais dificuldade

As relações sociais degradam o espaço protector 

As crianças não têm acompanhamento 

Valoriza-se só a alegria do momento

Que não a que combate o sofrimento 

Mais droga pr’aqui; mais álcool pr’ali 

Mais violência pr’acoli…e pobreza muita, aí

Tudo o que lhes escondemos no triste sabor

Das casas acrescentadas de barracas degradadas

E tendas de campismo ou de plásticos rasgadas

E é este o Bairro do desamor

Que acorda bem cedo na sua dor

Com humanos, como nós, já cheios de pavor!


Luís Pais Amante

Casa Azul

A pensar na letra e na música do Jorge Palma “O Bairro do Amor” que servirá de tema a um Congresso de gente Amiga, sem esquecer o “momento” socialmente destrutivo que criámos, enquanto Nação de Emigrantes.