quinta-feira, junho 02, 2022

Lugares, monumentos e sítios de Penacova (1): Livraria do Mondego

 


O local “Livraria do Mondego” deve o seu nome ao facto da formação rochosa existente se assemelhar à disposição dos livros nas estantes de uma biblioteca. Este "geomonumento", para usar a designação proposta por Galopim de Carvalho,  é constituído por quartzito ordovícico (Arenigiano, com 480 a 490 milhões de anos) e faz parte da grande falha tardi-hercínia que se estende ao longo de cerca de 250 km desde a povoação de Verín, em Espanha, até à zona de Penacova (Falha Verin-Régua-Penacova).


Neste local de manifesto interesse geológico foi encontrada em 1915, quando decorriam obras na estrada de Entre Penedos, uma formação rochosa que o “Jornal de Penacova” designou, em título, por “Pedra Curiosa”.[1]

O director do então Museu Geológico da Universidade de Coimbra, Anselmo Ferraz de Carvalho, depois de vir ao local, decidiu salvaguardar aquele achado, enviando-o para o museu que dirigia.




Esta laje quartzítica, com uma superfície de cerca de 3m2 constitui o maior exemplar de “Cruziana” em museus portugueses. Encontra-se em Coimbra, emparedado no átrio da galeria de Mineralogia do Museu da Ciência, com a indicação de proveniência “Vila Nova – Penacova”.

Sabe-se que, nas recuadas eras da vida da Terra, esta região esteve coberta pela água de um mar pouco profundo que cobria grande parte da Península Ibérica, um mar de areias e lamas, entretanto desaparecido. Nesse habitat viviam as Trilobites. Os rastos de locomoção destes artrópodes são designados por bilobites ou cruzianas. Só a partir do século XX começou a haver algum consenso entre paleontólogos quanto à interpretação destes registos enquanto marcas da locomoção (icnofósseis) daqueles animais marinhos.

A designação “Livraria do Mondego” é muito antiga, não se sabendo se tem origem popular ou erudita. Já no séc. XIX foi referenciada por António Feliciano de Castilho, no prefácio “Conversação Preambular” ao livro de Tomás Ribeiro, “D. Jayme ou a dominação de Castela.” Castilho nasceu em 1800. Sendo assim, aquela viagem de Santa Comba Dão a Coimbra terá acontecido há sensivelmente 200 anos, quando estudava Direito na Lusa Atenas.

Uma observação: não será viável dispormos, “in situ”, de uma réplica da “Bilobite de Vila Nova”, num futuro Centro de Interpretação localizado na zona?

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[1] "BILOBITES DA LIVRARIA DO MONDEGO - Designados popularmente por Bilobites, os icnofósseis de Cruziana são testemunhos de atividade de artrópodes marinhos há muito extintos, as Trilobites.

Os icnofósseis permitem interpretar o comportamento dos organismos do passado. Em muitos casos sendo enigmática a relação entre espécie produtora e as marcas deixadas. Da locomoção na procura de alimento das Trilobites nos fundos marinhos resultaram sulcos onde se observam padrões de marcas de arranhamento produzidas pelos apêndices. As estruturas preenchidas em dois lóbulos resultaram em moldes naturais que permitem observar detalhes da atividade e até indicar o sentido do deslocamento.

Este espécime [ver foto] forma parte de um conjunto de registos trazidos da Livraria do Mondego (Penacova), um local de interesse geológico onde o rio Mondego corta os estratos verticais de quartzito formados no Ordovícico (há 475 milhões de anos).

In Museu da Ciência, Universidade de Coimbra.









terça-feira, maio 31, 2022

A lenda da cobra de Penacova


“Isso eu não vi, lá isso não, mas contam!” –  José Vieira in Sol de Portugal - Crónica da Beira Alta, 1918. 


As cobras são, geralmente, animais muito temidos. Despertam sentimentos, geram crenças e dão lugar a ditos. Por exemplo, é frequente dizer-se que as cobras hipnotizam. De onde virá essa crença? Pensa-se que se deve ao facto de as serpentes não possuírem pálpebras móveis, não piscando, pois, os olhos. O seu olhar fixo levou, então,  a acreditar que se tratava de um olhar hipnótico!

Diz-se, no entanto, que a rã fica imóvel quando uma cobra se aproxima. Não por estar hipnotizada, mas pura e simplesmente porque sabe que se permanecer imóvel pode ser mais seguro! E a história do hipnotizador de serpentes, ignorando-se que cobras são, afinal, surdas? É sim, pela vibração do solo que elas detectam a presença de algo. Deste modo, o som da flauta será apenas um atractivo “para turista ver” … Metida num recipiente, que não lhe permite grandes movimentos, é atraída pelo cheiro de urina de rato com que, entretanto, se untou exteriormente a gaita do encantador.

Diz também o povo que se pode formar uma cobra dum cabelo de mulher. Arranca-se um cabelo, necessariamente, com a raiz. Mergulha-se depois numa bacia de água e muda-se a água todas as manhãs até que o cabelo se transforme em cobra.

Ora, conta-se que em Penacova aconteceu uma desgraça por causa de uma cobra gerada por esse processo:

“Uma senhora de Penacova arrancou o cabelo da cabeça, pô-lo dentro da bacia d’água e todas as manhãs lá ia vazá-la e deitar outra nova. Ao cabo de três semanas o cabelo já se movia e no sítio da raiz formava-se a cabeça com dois olhitos vermelhos, boca e dentes.

Um dia a senhora esqueceu-se de mudar a água. Na outra manhã, quando apareceu, a cobrita olhou-a e saltou-lhe na cara. Foi só uma dentada. Ao anoitecer, a pobre senhora morreu.”

“Isso eu não vi, lá isso não, mas contam!” 

 

 

domingo, abril 24, 2022

Notas para a história do 25 de Abril em Penacova

 


”A revolução dos cravos foi recebida com grande júbilo, pelo menos, por parte das pessoas com quem eu contactava. Claro que esse sentimento positivo não era unânime, havia pessoas que estavam mais identificadas com o ideal do Estado Novo, mais “encostadas” ao antigo regime e, naturalmente, tinham as suas próprias ideias que não coincidiam com as que tinham levado à revolta de Abril.”

Teófilo Luís Alves Marques da Silva, in Jornal de Penacova, 2002


As manifestações públicas mais significativas só aconteceram no dia 1 de Maio. A seguir à concentração em frente da Câmara Municipal teve lugar uma sessão no Salão Nobre dos Paços do Concelho onde foi eleita uma Comissão para gerir o Município.

Dessa Comissão faziam parte Fernando Ribeiro Dias, Manuel Ribeiro Santos, Rui Castro Pita, Joaquim Manuel Sales Guedes Leitão, José Marques de Sousa, Teófilo Luís Alves Marques da Silva, Américo Simões, Adelaide Simões, Artur José do Amaral, Artur Manuel Sales Guedes Coimbra, António Coimbra Soares e António de Sousa. A 2 de Maio tomou posse e de entre os seus elementos foi escolhido presidente Teófilo Luís Alves Marques da Silva, ficando como vice-presidente, António de Sousa. Teófilo Marques da Silva, natural do Porto, licenciado em História, militante do Partido Comunista Português, era professor e, desde 1971, director do Ciclo Preparatório de Penacova.

Esta Comissão acabou por apresentar a demissão em Agosto de 1975, mantendo-se, entretanto, em funções por mais algum tempo. Reunida com os representantes locais dos Partidos, a Comissão indigitou para Gestor Municipal o 1º Sargento de Infantaria José Alberto Costa, que exerceu essas funções entre 24 de Abril  e 31 de Dezembro de 1976.

Em Dezembro de 1976 têm lugar as primeiras eleições para as Autarquias Locais, saindo vencedor o Partido Socialista, passando a presidir à Câmara Municipal  Artur Manuel Sales Guedes Coimbra e à Assembleia Municipal Eurico Almiro Meneses e Castro. Nesse acto eleitoral, nas listas para a Câmara, o Partido Socialista obteve 2081 votos, o Partido Popular Democrático 2029, o Centro Democrático Social 1302 e a Frente Eleitoral Povo Unido 550 votos.

Recorde-se que nas eleições legislativas de 25 de Abril de 1976 o Partido Popular Democrático havia vencido com 3041 votos, seguido do Partido Socialista com 2884, Centro Democrático Social com 978 e Partido Comunista Português com 515 intenções de voto.

Recordemos mais um ou dois episódios que se encontram registados na imprensa local. No dia 6 de Outubro de 1974, milhares de pessoas em todo o pais decidiram responder ao apelo para a realização de um dia de trabalho voluntário para a Nação. 

Também em Penacova a iniciativa foi bem acolhida. Escreveu “Luineses” no Notícias de Penacova:

 “Mostrar desta maneira que comungamos num Portugal ressurgido (…) que ajudamos de alguma maneira a economia nacional com o produto do nosso esforço. Procedendo assim mostramos obras e não paleio que disso está o mundo cheio. É assim que se vê quem são os Democratas”. 

Outro apontamento refere-se ao assalto ao “Lar das Enfermeiras” em Lorvão para servir de Casa do Povo. Estávamos em Agosto de 1975: “O Povo entusiasmado com o que ouve na rádio e lê nos jornais, resolveu tomar uma atitude, tomando as instalações do lar”.

De referir, por último, que a imprensa local, mais propriamente o Notícias de Penacova, dirigido por Joaquim de Oliveira Marques, foi cautelosa face aos acontecimentos. Só no dia 4 de Maio aquele jornal dá algum destaque ao Movimento das Forças Armadas. O editorial, intitulado “Mudança de Rumo”, mantém ainda muitas reticências quanto ao correcto uso da liberdade restituída ao povo português.

 


terça-feira, abril 19, 2022

Lançamento do livro "Penacova (In)temporal" no Dia da Liberdade



O dia 25 de Abril, Dia da Liberdade, foi a data escolhida para o lançamento da obra, editada pelo Município, Penacova (In)temporal

Trata-se de um livro de poemas de Luís Pais Amante que contou com a colaboração de David Almeida e de Óscar Trindade. A apresentação, que terá lugar no Auditório do Centro Cultural de Penacova, pelas 15 horas, caberá a José Fernando Tavares, autor do prefácio.

A sessão será presidida por Álvaro Coimbra, presidente da Câmara Municipal de Penacova. O evento contará com a declamação de alguns poemas, por Humberto Matias, e também com a actuação dos grupos penacovenses Coral Divo Canto e Coro Vox et Communio e de alunos da Escola de Artes.

“Penacova (In)temporal” integra sessenta e sete poemas de Luís Pais Amante, complementados, na sua grande maioria, por fotografias digitalmente editadas, de Óscar Trindade, e por textos de enquadramento histórico e social, relacionados com os temas abordados.

O livro está dividido em três partes. A primeira parte trata essencialmente de lugares icónicos da vila e do concelho, sendo o segundo capítulo mais voltado para as instituições, as pessoas e as tradições penacovenses. Por último, alguns poemas de carácter mais pessoal, mas registando sempre a relação umbilical à terra natal do Autor, às suas pessoas e aos seus lugares, à sua Penacova inserida no Tempo, mas que, ultrapassando os limites temporais, se projecta num tempo "sem tempo" no plano do rememorar e do sentir.


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https://www.acomarcadearganil.pt/penacova-penacova-in-temporal-livro-cuja-receita-reverte-a-favor-dos-bombeiros/


sábado, abril 09, 2022

Olhares: "O temeroso sítio de Entre-Penedos"


"Acima da vila de Penacova, a mais de três léguas de Coimbra, alevantam-se quase
a prumo dois grandíssimos penedos, que deram nome àquele passo do Mondego.
A face da pedra, denegrida pelos sois de muitos séculos, é lisa e nua. Apenas
dalguma estreita fenda brota enfezado arbusto ou solitária planta ressequida
pelos ardores do estio.

Em baixo, correm as águas turvas, escuras, sombrias, por sobre as quais a voz
humana e os demais sons têm aquele ressoar lúgubre e prolongado, próprio das
cavernas e dos vales estreitos e profundos, onde a proximidade das encostas se
opõe à propagação das ondulações sonoras.

O espírito confrange-se em tão medonhas solidões, e, às vezes, irresistível
fascinação prende os olhos ao abismo ...D'ambos os lados o aspecto da rocha é
muito semelhante. Às camadas e veios de uma parte, correspondem outros da parte
oposta. Parece, por esta razão, que a serra, ora fendida, foi antigamente contínua, e
que os xistos silurianos, de que a dizem formada, encheram o espaço, em que hoje
corre o ar e a água.

Um poeta, menos conhecido entre nós do que o merece, cantou numa das suas
metamorfoses o antigo cataclismo que fez lugar à ruptura do monte e à passagem
das águas, as quais, na sua opinião, formavam juntas um grande lago, limitado
pelas serras do Bussaco, Caramulo, Estrela, Góis e Lousã:

No sitio, em que o Mondego coibido
Por eternas barreiras lá da origem
Do mundo, pouco e pouco,
Séculos mil e mil acumulara,
Jove troou dos ares... e os Gigantes
De Góis, do Caramulo e do Bussaco
Do pego pelas vagas se esconderam.
Mas de Neptuno a força pelo meio,
Indignando balizas, co'as entranhas
De humedecido monte, furibundo,
A sucessão rasgou da Hermínia serra,
E o que foi mar, é solo . . .

A ideia do poeta, apesar da liberdade, a que ele tinha direitos, não é talvez tão
exagerada, como a de um célebre físico e matemático português, que, a fim de
evitar os estragos das inundações, propôs a restauração do lago primitivo por meio
de um açude agigantado, que havia de unir as duas rochas separadas. Pôde às
vezes a arte mais do que a natureza , mas neste caso, quando não resistiu o monte
endurecido e consolidado pela intensidade das causas cosmogénicas, havia de
resistir a muralha alevantada por débeis mãos de homem?


in ESCRITOS DIVERSOS DE
AUGUSTO FILIPE SIMÕES
1888
(grafia actualizada)

terça-feira, abril 05, 2022

Existiu um Mosteiro na Cheira ou mesmo em Penacova?

                                                    Gravura meramente ilustrativa de um mosteiro medieval, obviamente de maiores dimensões 

Terá existido nos arredores de Penacova um mosteiro, que não o de Lorvão? 

Esta hipótese é avançada por Maria Alegria Fernandes Marques  na obra "Memória de um mosteiro: Lorvão, séculos IX-XII - História de uma comunidade masculina", editada recentemente pelo Município de Penacova.

Existem documentos de 998, relativos ao Mosteiro de Lorvão que indiciam a sua existência. Pouco se sabe desse "ignorado" mosteiro, mas sabe-se que era em "Villa Cova", não a Vila Cova doada pela condessa Onega ao mosteiro de Lorvão mas outra Vila Cova, próxima de Penacova. A primeira seria, segundo Nelson Correia Borges, na zona da Granja do Rio, a segunda localizar-se-ia na zona da actual Cheira ou perto do local onde hoje é o centro histórico da vila. Sabe-se que houve  renhidas contendas entre o Mosteiro de Lorvão e essa Vila Cova, relacionadas com a delimitação de territórios.

O possível mosteiro poderá mesmo ter surgido na sequência de alguma "cisão" entre os monges. Dissidência  motivada pelo modo de encarar as relações com os muçulmanos que à época dominavam Coimbra.

Entretanto, terá havido um  incêndio (neste e não no de Lorvão) e os monges ter-se-ão refugiado "na torre de Miranda", que seria o castelo de Penacova (de acordo com Manuel Luís Real in "O Castro de Baiões terá servido de atalaia ou castelo, na Alta Idade Média"? Manuel Real entende, no entanto, que o mosteiro queimado teria sido o de Lorvão...

Este tema do mosteiro na Cheira, ou quem sabe em Penacova, oferece muitas dúvidas aos historiadores, mas não deixa de ser um elemento curioso para a história de Penacova na Alta Idade Média.

sábado, março 26, 2022

Penacova no dealbar do séc. XX


Entre Dezembro de 2015 e Janeiro de 2016 publicámos neste espaço um conjunto de artigos baseados num Relatório da Câmara de Penacova datado de 11 de Outubro de 1898 e que, posteriormente, foi divulgado na imprensa local.

A dois anos de terminar o século XIX, foi solicitado às Câmaras Municipais do país, um relatório sobre as condições de vida dos “povos”, suas necessidades e aspirações. Deveriam também ser apresentados alguns “meios de remediar ou atenuar o mal presente e preparar a prosperidade futura”.

Assim, durante a vigência de um dos governos presididos por Luciano de Castro, a Câmara de Penacova enviou ao Ministro das Obras Públicas um importante documento que nos poderá ajudar a perceber, em certa medida, o atraso estrutural do concelho.

A parte inicial do relatório faz uma breve caracterização geográfica e tece algumas considerações sobre a situação da agricultura.

“O concelho de Penacova está situado a nordeste de Coimbra e confina pelo Norte com os de Mealhada e de Mortágua; pelo nascente com os de Tábua e Arganil e pelo Sul com o de Poiares. A sua superfície é de 160 km2 aproximadamente; a população é de 18 382 habitantes, isto é, cerca de 114 habitantes por quilómetro quadrado.

O clima é frio e salubre, o solo muito irregular e montanhoso, mas fértil.  Por todo ele se cultivam cereais, especialmente o milho e centeio, havendo também cultura de trigo, cevada e aveia. É considerável a sementeira de batata e feijão. As vinhas davam-se optimamente antes da invasão filoxórica, sendo o vinho de boa qualidade; hoje estão sendo renovadas pela cepa americana, que vegeta excelentemente.

A produção de azeite era ainda há poucos anos muito avultada mas tem decrescido muito, devido à moléstia que seca as oliveiras.

Os castanheiros vegetaram optimamente mas estão igualmente quase extintos pela moléstia que os afecta com grande prejuízo para este concelho.

Há em geral bastantes árvores de fruto das diversas espécies, que se desenvolvem e frutificam bem e os frutos são saborosos, segundo a sua qualidade.

Nos terrenos mais fracos das encostas dá-se bem o pinheiro, sendo grande a extensão desta sementeira e grande o seu rendimento em madeira e lenha.

As terras cultivadas dão boas pastagens. Não há terrenos desaproveitados, a não serem, nas serras, os baldios que são extensos e apenas servem para pastagens de gados, e nas margens dos rios Mondego e Alva os areais em que se pode alargar muito cultura do milho e feijão pela notável fertilidade dos terrenos marginais, enquanto são inundados pelas enchentes.

A riqueza não está acumulada, mas a propriedade, em geral, excessivamente dividida. As terras amanhadas são na sua maior parte regadas com a água das fontes e nascentes que há muitas, ou com a das ribeiras e rios (Mondego e Alva) geralmente abundantes."

Prossegue o documento:

“No reino mineral são dignas de menção as pedreiras de mármore de Sazes e de calcário das freguesias de Sazes e Penacova de que se extrai cal preta de primeira qualidade, e as de granito, para cantaria e mós, das freguesias de Penacova e Friúmes.

Não há neste concelho minas em exploração, não obstante ser carbonífero o terreno ao sul da serra do Bussaco. Estão registadas nesta comarca, no corrente ano, em favor de Carlos Leuschner e outros, dez minas de metais preciosos, carvão, ferro, chumbo e outros metais.

Não há indústrias dignas de serem especialmente mencionadas a não ser as de madeira, lenha, cal e palitos.

Dadas as condições naturais do solo a persistente actividade da população deste concelho, devia a sua riqueza ser muito maior e o bem-estar mais geral. 

Este facto é devido a causas várias, que vamos apontar, algumas das quais são gerais e outras privativas deste concelho.

Começou a crise neste concelho com a abertura da linha férrea da Beira Alta, afectando toda a população das margens do Mondego pela supressão, quase completa, da indústria de barcagem que se fazia entre a Figueira e a Foz do Dão.

Logo a seguir a filoxera devastou as vinhas e outras moléstias secaram grande parte dos olivedos e castanhais, ficando, por estes motivos, muitos braços sem trabalho e muitas famílias sem suficientes meios de subsistência. 

Mas nem se organizaram bandos precatórios [ peditórios na via pública] nem a propriedade foi menos respeitada; desenvolveu-se a emigração extraordinariamente, o que determinou a afluência de capitais, vindos principalmente do Brasil, com que se sustentam muitas famílias e se procura restaurar a cultura da vinha e melhorar todas as outras.”

Depois da caracterização geográfica e sócio-económica do concelho, com referências à situação da indústria, incluindo a extractiva, reconhecia-se que não fosse a emigração para o Brasil Penacova atravessaria uma situação ainda mais grave.

O documento avança algumas soluções para os constrangimentos existentes.

“Diversas medidas legislativas podem, no nosso entender, animar esta regeneração nascente e promover neste concelho uma prosperidade de que ele nunca gozou.

Desde que só pelo trabalho inteligente do homem se aproveita e valoriza a feracidade natural do solo, a primeira coisa que se deve procurar é a economia do tempo; e a este respeito, alguma coisa há a fazer, simplificando muitos serviços.

Por exemplo: pela actual lei do recrutamento estão quase todos os mancebos , maiores de 20 anos, sujeitos ao serviço militar da 2ª reserva, e, em virtude do disposto no regulamento dos serviços de reservas, não podem os reservistas ausentar-se do seu concelho por mais de trinta dias sem participarem, na respectiva administração do concelho, aquele para onde vão residir – um dia perdido; depois, deve o reservista apresentar-se na administração do concelho para onde vai residir dentro de 30 dias – outro dia perdido.Se novamente regressar ao seu concelho passados dois ou três meses terá de perder outros dois dias.

Mas ainda o pior é que em muitos casos (e aqui dá-se isso com os sarreiros, ceifeiros, corticeiros, negociantes de palitos, etc.) os reservistas passam na época própria do ano a exercer a sua profissão por grande parte do país, não se fixando em determinado concelho; estes têm que optar pela transgressão do regulamento, suspeitando-se as consequências, ou pela miséria proveniente da falta de trabalho. Melhor seria exigir apenas a mudança de domicílio quando os reservistas fossem para outro concelho com ânimo de fixar nele a sua residência, tanto mais que podem ser prevenidos pela imprensa periódica ou pelas famílias do seu chamamento ao serviço ou à revista.

Os serviços administrativos nos concelhos e paróquias têm uma ordenação de tal forma complicada que é muitas vezes impossível encontrar pessoal com as suficientes habilitações para bem desempenhar os diversos cargos; e a iniciativa local é entorpecida e esterilizada, especialmente nas corporações de fraca receita, como são muitas câmaras municipais e quase todas as juntas de paróquia, pelas excessivas formalidades que as leis exigem sem vantagem de fiscalização que compense.


Deve dar-se mais liberdade às corporações locais e tudo o que se fizer neste sentido merecerá agradecimento dos povos.”

O relatório realça agora a importância da instrução primária, da enumeração das carências existentes e das propostas de melhoria.

 “Mas, desembaraçada a actividade dos que trabalham de inúteis dispêndios do tempo, é preciso dirigi-la por forma que a produção aumente em quantidade, perfeição de trabalho e valorização. Para o conseguir, são precisas duas condições - a instrução técnica e a facilidade de comunicações.

O trabalho inteligente produz mais e com mais produção. Julgamos por isso de urgente necessidade que se restabeleçam os antigos exames elementares e complementares  nas sedes dos concelhos e as escolas complementares nas mesmas sedes; que se organizem programas adequados a cada concelho para a respectiva escola complementar; que se promova a frequência das escolas, chamando de preferência ao serviço militar os mancebos que não fizeram exame elementar e chamando na falta destes os que obtiveram aquela habilitação; que se tornem obrigatórios para certos empregos os exames elementares e complementares; que se divulguem, quando possível, os conhecimentos elementares de agricultura por meio de manuais práticos distribuídos aos alunos das escolas, etc.

Os decretos de 6 de Maio de 1892 e 22 de Dezembro de 1894 foram verdadeiramente ruinosos para a instrução primária. O número das aprovações nos exames elementares neste concelho foi, respectivamente, nos anos de 1889 a 1891, de 28, 45 e 46.

Nos três anos seguintes o número de aprovações baixou, por virtude do decreto de 6 de Maio, respectivamente a 23, 27 e 24.

No ano de 1891, único em que houve neste concelho exames complementares por ter sido pouco antes criada a respectiva escola, foram aprovados nestes exames 7 alunos. Pois, com a supressão destes exames, nos anos de 1896, 1897 e 1898, foram aprovados no exame de instrução primária elementar do 2º grau, respectivamente, 5, 6 e 3 alunos!

Estes números parecem-nos por demais elucidativos. Viu-se que não só os professores se estimulavam procurando cada um apresentar os seus alunos muito bem habilitados, mas os próprios alunos e seus pais se não poupavam a trabalhos e despesas a fim de que o resultado daquelas provas públicas os honrasse no seu pequeno meio.

As escolas complementares nas sedes do concelho podiam habilitar os filhos dos lavradores e industriais de mediana formatura e adquirir com pequena despesa, além da instrução geral, grande cópia de conhecimentos profissionais sem contraírem os hábitos de luxo a que ficam sujeitos saindo para fora do concelho.

Os programas destas escolas devia variar segundo a necessidade dos concelhos; assim nos concelhos essencialmente agrícolas, como este, se ensinassem melhores processos de preparação de estrumes e adubos, a escolha destes segundo a diversidade dos terrenos e sementeiras, as vantagens da irrigação e drenagem das terras, as vantagens da arborização das encostas, da escolha das castas e enxertia e da criação de gados, etc.

A iniciação dos alunos a estes estudos dispô-los-ia a continuar neles depois de saírem da escola, levando-os a abandonar os processos rotineiros que seus pais geralmente seguem e prepararia em breve uma geração bem orientada. Noutros concelhos teria preferência o estudo da escrituração comercial, do desenho industrial, etc.”

O documento que estamos a citar, reflectindo os problemas e as preocupações dos responsáveis político-administrativos de então, expõe a necessidade de criar mais “postos de trabalho.

 “Assim preparada a população laboriosa, preciso é que lhe não falte o campo onde exerça a sua actividade. Neste sentido deve prover-se ao melhor aproveitamento das terras tornando a agricultura não só mais intensa mas também mais extensa. A propriedade tende a pulverizar-se por sucessivas divisões.

É conveniente estabelecer para o futuro a indivisão das propriedades que não tenham um certo valor ou rendimento; permitir a expropriação dos pequenos prédios encravados; dar, em caso de venda, o direito de preferência aos proprietários confinantes desde que o prédio a vender não tenha um certo valor.

Também neste concelho como em muitos outros , em que o solo é muito irregular e montanhoso e a propriedade excessivamente dividida, os pequenos prédios se acham depreciados, umas vezes por não terem servidão legalmente constituída sobre os prédios vizinhos  e carecerem dela, outras por se acharem onerados com servidões desnecessárias. É da máxima conveniência que a constituição, mudança e cessação de servidões sejam feitas, em regra, no juízo conciliatório, dispondo-se que as custas no juízo de direito sejam pagas pela parte que não quis conciliar-se, todas as vezes que na sentença final seja atendida a petição do autor dentro das bases da proposta conciliatória ou na proporção em que o for.

Deve igualmente simplificar-se o processo para se efectuar o despejo nos prédios rústicos.

Pode alargar-se muito mais a área da cultura neste concelho, já promovendo o aproveitamento dos areais nos rios Mondego e Alva, facilitando o alinhamento e licença para as obras necessárias já  dando aos municípios mais liberdade na administração dos baldios, permitindo às câmaras municipais a demarcação deles e o seu arrendamento, aforamento ou venda, conforme se julgar mais conveniente; e quando os baldios devam ser aproveitados para plantações ou sementeiras de árvores poderem as câmaras chamar os povos vizinhos à sementeira ou plantação das matas comuns, dando  cada fogo um ou dois dias de serviço por ano, e podendo ser divididos pelos mesmos povos os estrumes  e as árvores cortadas para desbaste.

Para o melhor aproveitamento agrícola e industrial das Águas dos Rios Mondego e Alva convirá, talvez, considerar-se o Mondego inavegável nos meses de Verão, do Porto de Gondelim para cima, afim de serem dispensados os proprietários das condições onerosas com que actualmente lhes são concedidas as licenças para construção e aproveitamento dos caneiros, visto ser de importância nula, naquela época, a navegação.

O relatório da Câmara termina com algumas propostas para a melhoria das situações e mesmo de resolução dos problemas.

“Convirá também dispensar igualmente as formalidades e despesas de licença para as obras provisórias que para o mesmo fim hajam de fazer-se. Não devemos esquecer que é raro o agricultor que sabe fazer um requerimento.
A fim de facilitar o crédito rural, entendemos que bastará que as nossas leis sobre o assunto se inspirem noutro pensamento que não o de aumentar o rendimento do selo.

Assim, não devem subsistir algumas taxas da lei do selo incidindo sobre as escrituras de mútuo e fiança do mesmo contrato; e, sobretudo, deve modificar-se o artº 798 do código de processo civil, considerando títulos particulares de mútuo pelo menos até à quantia de 50$000 réis.

Os capitalistas, naturalmente tímidos, mais do que usuários, só emprestam os seus capitais com as garantias que julgam suficientes. Por isso convém que se facilite a cobrança coerciva desses capitais, tornando-a o menos dispendiosa possível, para que o credor tenha o capital seguro com uma hipoteca de pouco maior valor. Nas circunstâncias actuais, quem tenha apenas 50$ ou 60$000 réis em propriedade não acham quem lhe empreste um vintém, porque a cobrança coerciva dele absorvia em selos e custas todo o valor da hipoteca.”

Mudando de assunto e retomando alguns aspectos já abordados, continua o relatório:

“Não há neste concelho grandes indústrias (apesar de poderem aproveitar-se para isso as óptimas quedas de água do Alva e Mondego) nem pode desenvolver-se o comércio e as pequenas indústrias já existentes enquanto não estiverem abertas as estradas real nº 48, desde Penacova até à Raiva, e a distrital nº 73, desde Penacova até à estação do Luso. Aquela liga com Penacova e Coimbra, por caminho curto, seis freguesias deste concelho que se acham separadas por serras quase intransitáveis, e grande parte dos concelhos de Tábua e Arganil. Esta, já construída em parte, atravessando as freguesias de Penacova e Sazes, serve povos de uma região muito fértil, que actualmente tem péssimas estradas, e permite a exploração das pedreiras de mármore de Sazes e de cal de Penacova e Sazes, que se encontram precisamente ao longo do trajecto projectado da mesma estrada.

Sem estas duas construções não é possível fazer prosperar neste concelho a agricultura, comércio e indústria, por causa da enorme dificuldade de transportes.

Ainda julgamos dever chamar a atenção de v. ex.ª para outro assunto de grande importância neste e em muitos concelhos do país.

Durante os últimos anos foi grande a emigração para o Brasil, saindo muitos indivíduos sem passaporte legal.

A emigração clandestina acabou quase completamente depois das medidas repressivas que foram tomadas, mas acham-se no Brasil milhares de portugueses que aqui estão considerados como desertores e sujeitos a penas graves por não haverem cumprido os preceitos da lei do recrutamento, resultando deste estado de coisas, que os que se acham naquelas circunstâncias não regressam nem mandam capitais, com grande prejuízo para eles e para o país. Deve pois estudar-se o modo de remediar tais inconvenientes por forma equitativa.

“Tais são as considerações que submetemos à alta e ilustrada apreciação de V. Exª.“ Deste modo termina o Relatório.

Para conhecimento e apreciação dos leitores mais interessados pelo passado de Penacova, entendemos fazer a sua transcrição integral, que agora fica disponível para quem se interessar em fazer a sua análise crítica.

 

domingo, fevereiro 20, 2022

Terras de Penacova no "Portugal Antigo e Moderno" [3]: a vila de "Pena-Cóva"

 


Pinho Leal, publicou - entre 1873 e 1890 - a obra em 12 volumes intitulada «Portugal Antigo e Moderno», um dicionário sobre “todas as cidades, vilas e freguesias de Portugal.” Aqui podemos encontrar muitas referências às principais localidades que hoje fazem parte do concelho de Penacova.

Já fizémos referência à vila de Farinha Podre e às localidades de Travanca e de S. Paio, bem como de Carvalho, Figueira de Lorvão, Friúmes, Lorvão, Paradela e Oliveira do Cunhedo. Hoje, é a vez da sede do concelho. 

“PENA-CÓVA” [assim aparece escrito] é vila e freguesia, cabeça do concelho do seu nome e comarca. Na província do Douro [à época], dista 18 quilómetros a N.E. de Coimbra, 20 da Mealhada, 18 da Lousã e de Mortágua, 12 de Farinha Podre, 6 de Santo André de Poiares e 220 de Lisboa. Tem 680 fogos (em 1757 tinha 397).

Refere o “Portugal Antigo e Moderno” que o concelho de Penacova, era formado pelas 9 freguesias, todas no bispado de Coimbra: Carvalho, Farinha Podre, Figueira de Lorvão, Friúmes, Lorvão, Oliveira do Cunhedo, “Pena-Cóva”, Sazes, e Travanca, num total de 2900 fogos. Chama a atenção para o facto de até 1855 ter só cinco freguesias: Carvalho, Figueira de Lorvão, Lorvão, Penacova e Sazes, totalizando 2100 fogos. Pinho Leal salienta que pertence a este concelho a antiquíssima povoação de “Gondolim” (Vila-Verde).

Refere-se que “D. Sancho I lhe deu foral, em Dezembro de 1192 e que  D. Afonso II o confirmou (em Coimbra a 6 de Novembro de 1219) e ainda que  D. Manuel lhe deu foral novo (em Lisboa a 31 de Dezembro de 1513).  “Foram seus donatários os condes de Odemira e, depois, os senhores de Tentúgal, duques do Cadaval”.

Penacova, refere Pinho Leal, “é uma das mais antigas povoações de Portugal, e talvez da península hispânica, o que se colige do seu próprio nome – Pen - que é cantábrico. Está a vila edificada sobre uma montanha (por cuja base passa o rio Mondego) patenteando a sua nobre vetustez nas muitas ruínas que foram outrora esplêndidas habitações, e tendo em tempos felizes, mais de trezentos fogos, está hoje reduzida a noventa e tantos.”

E prossegue: “Consta que, em tempos remotíssimos, teve um castelo, cujos vestígios se divisam em um escarpado monte, ao S. da vila, onde hoje está a Igreja matriz. Este monte é quási talhado a prumo sobre o Mondego mas, apesar disso, está coberto de oliveiras.”

De acordo com o padre Carvalho da Costa na sua “Chorographia” (diz Pinho Leal), “a primeira notícia d'esta vila data das contendas que os seus moradores tiveram com os monges de Lorvão, em 1105, as quais compôs o conde D. Henrique e diz que D. Sancho I a mandou povoar em 1193.”

No cartório de Lorvão, existia uma escritura de 1086 que era uma doação feita por Piniolo, àquele mosteiro, de uma morada de casas na vila de “Pena-Cóva” e uma vinha em “Ribellas”, que ele havia plantado e regado com o suor do seu corpo. Isto, para sustento dos monges que ali morarem (no mosteiro) e de todos os fiéis que ali concorrem. (…)

Aquando da publicação do “Portugal Antigo e Moderno” ainda existiriam os Paços dos Duques do Cadaval. As justiças de Penacova eram dependentes do ouvidor de Tentúgal e, depois, do corregedor de Coimbra.

Orago: Nossa Senhora da “Assumpção”. Era o Mosteiro de Santa Clara, de Coimbra, que apresentava o prior, que tinha 470$000 réis de rendimento. A Igreja matriz “é um templo vasto e muito decente, com nove altares (sete dos quais são dedicados a Nossa Senhora, nos seus diferentes mistérios.” Refere-se de seguida a Capela de N. Sª da Guia: “No âmbito outrora ocupado pelo castelo, existe a antiga capella de Nossa Senhora da Guia. É um “templozinho” pequeno e pobre e só com um altar. É tradição que esta ermida foi a primitiva Igreja paroquial da vila. Porém, como era pequena, e em sitio incómodo, se construiu, no século XVI, a Igreja actual.” [Não parece que esta informação esteja correcta. No entanto vem sendo referida com frequência].

Ainda sobre esta capela: “diz-se aqui que “Plácido Castanheira de Moura, contador-mor do reino, tinha muita devoção com esta Senhora da Guia, e quis mandar-lhe construir um bom templo; porém, como falecesse antes de realizar o seu desejo, deixou por testamento, à Senhora da Guia, umas fazendas que tinha n'esta vila, para que com o seu rendimento, se reconstruísse a capela, dando lhe maior amplitude.” o que não corresponde à versão de Alves Mendes, no Conimbricense de 1857.

A principal indústria do concelho, “é a navegação do Mondego, à qual se entrega a maior parte dos seus naturais, conduzindo do centro da província, para a Figueira da Foz, [ou vice versa] sal, milho, vinho, azeite, lenhas e outros géneros.”

Sobre a morfologia lê-se aqui que “a serra do Bussaco, atravessa este concelho, de Este a Oeste e, do mesmo modo, a serra de Coimbra. O Mondego corta-as ambas e recebe dentro do seu termo, as ribeiras da Vila, de “Gondolim” e de Lorvão, que todas nascem neste concelho, e a de “Poyares” que o atravessa. Também nele desaguam os regatos de Além do Rio, Abarqueira e Vale-Bom (o de Sazes, desagua na ribeira do Botão).”

terça-feira, fevereiro 15, 2022

Penacova no “Portugal Antigo e Moderno” [2]: Carvalho, Figueira, Friúmes, Lorvão, Oliveira, Paradela e Sazes

Pinho Leal, militar, ficou conhecido pela publicação (entre 1873 e 1890) da obra em 12 volumes intitulada «Portugal Antigo e Moderno», uma espécie de dicionário sobre “todas as cidades, vilas e freguesias de Portugal.” Nesta obra de finais do século XIX podemos encontrar muitas referências às principais localidades que hoje fazem parte do concelho de Penacova.

Já fizemos referência à vila de Farinha Podre e às localidades de Travanca e de S. Paio. Apresentaremos agora Carvalho, Figueira de Lorvão, Friúmes, Lorvão, Oliveira do Cunhedo, Paradela e Sazes. Terras que se situavam, à época, não na Beira Litoral, mas na província do Douro. Concluiremos oportunamente com a vila e freguesia de Penacova. 



CARVALHO 

Esta vila dista 24 quilómetros de Coimbra e 228 ao Norte de Lisboa e situa-se “nas abas da serra do Carvalho, à qual se chama também serra do Cântaro.”

Tem 320 fogos (em 1757 tinha 224). Orago: Nossa Senhora da Conceição. “O morgado do Carvalho, e depois Condes de Oeiras e Marqueses de Pombal, apresentavam aqui o prior, que tinha 200$000 réis."

Acrescenta o Dicionário que “havia aqui próximo uma albergaria, chamada de Santo António do Cântaro, com três camas permanentes e com a obrigação de ter nos meses de Julho, Agosto e Setembro, um cântaro cheio de água e um púcaro para se beber, na dita serra, à qual por isso se dá também o nome de Cântaro.”

Segue-se a referência à antiquíssima albergaria:

“Na larga doação que D. Bartolomeu Domingues fez à Albergaria do Cântaro, junto à vila, em 1215, se determina que todo o que for contra aquela doação, pague o dobro do dano que causar. Esta obra caritativa foi instituída por uma senhora de apelido Carvalho, que atravessando esta serra (do Carvalho ou do Cântaro) lhe morreu um criado à sede. Já se vê que é muito antiga, pois em 1215 já existia esta albergaria. Esta senhora é ascendente dos atuais srs. condes de Oeiras, marqueses de Pombal, por casar em Sernancelhe Diogo de Carvalho com D. Filipa de Seixas, filha e herdeira de João de Figueiredo e de Maria Seixas.”

Refere-se ainda que morgado de Carvalho “foi instituído em 1178 por Domingos Feyo de Carvalho”, sendo “terra realenga” e “governava-se por um juiz ordinário e câmara, confirmada pelo corregedor de Coimbra.”

A serra do Carvalho (ramo da Alcoba, que é ramo da Estrela) é “abundante de árvores e ervas medicinais, e diz Grisley[1] no seu Herbolario, que nela encontrará todas as ervas que Laguna descreve”, apesar de ser “terra pouco fértil.”

Por fim, regista-se que “D. Manuel lhe deu foral em Lisboa, a 8 de Junho de 1514.”                                          

FIGUEIRA DE LORVÃO

Esta freguesia é referida como estando a 12 quilómetros de Coimbra e a 215 ao Norte de Lisboa. Apresentava 400 fogos (em 1757 registaria 228). Salienta-se que é uma terra muito fértil.

S. João Baptista era o Orago da freguesia. Figueira pertencia ao Bispado e Distrito Administrativo de Coimbra.

Eram as freiras de Lorvão que apresentavam o vigário, que tinha 60$000 réis, e o pé d'altar.

O nome Luiza de Jesus é aqui recordado.  Diz-se que aqui nasceu, em 1750, “uma mulher (um monstro) chamada Luiza de Jesus. Em 1772, tendo apenas 22 anos de idade (!) foi por muitas vezes à Roda de Coimbra buscar grande número de expostos, dos quais envenenou 34, só para adquirir 600 réis e o enxoval que a Roda dava a quem levava cada criança! Foi presa e sentenciada à morte, mas parece que morreu na prisão, pois não consta que morresse no patíbulo.” 

Como sabemos, por outras fontes, foi condenada à morte. Depois de “atazanada” pelas ruas de Lisboa, foram-lhe cortadas as mãos ainda em vida, foi garrotada e queimada em 1 de Julho de 1772.

FRIÚMES

A freguesia de Friúmes pertenceu ao concelho de Poiares até 1855 e, desde então, ao concelho de Penacova. Àquela data pertencia à comarca de Coimbra.  O dicionário diz que se situa a 24 quilómetros de Coimbra e a 215 ao Norte de Lisboa, sendo uma “terra fértil”.

Teria 230 fogos (contra os 133 em 1757).

Pertencendo ao Bispado e Distrito Administrativo de Coimbra tinha como Orago S. Mateus. Era o prior de Penacova que apresentava anualmente o Cura, que tinha 30$000 réis de rendimento.

LORVÃO

Lorvão é situa-se a Este de Coimbra, distando 12 quilómetros desta cidade e 215 de Lisboa. Tinha 600 fogos (em 1757 apresentava 380).  O Orago é Nossa Senhora da Esperança, mas havia sido Nossa Senhora da Expectação. Bispado e Distrito Administrativo de Coimbra.

As religiosas de S. Bernardo, “do real mosteiro de Lorvão”, apresentavam o cura (anualmente) e este tinha 80$000 réis de rendimento – refere o Dicionário.

Acrescenta -se aí que esta freguesia, “posto ser um terreno acidentado” era “muito fértil.

“A aldeia é situada em um vale, dividido por um pequeno ribeiro, em cujas margens está também assente o famoso mosteiro.”

De salientar a referência à produção de palitos:

“Fazem-se n'esta freguesia anualmente três a quatro mil cruzados de palitos, para o reino e exportação. Crianças, adultos e velhos, trabalham nesta indústria, e faz pasmar a ligeireza e perfeição com que a executam.”

Segue-se um extenso historial do Mosteiro.

OLIVEIRA DE CUNHEDO

 Freguesia da província do Douro, concelho e comarca de Penacova, distrito administrativo e bispado de Coimbra. Orago: Santa Marinha.

A 30 quilómetros desta cidade e a 240 de Lisboa. Em 1757 tinha 91 fogos.

“Foi antigamente da comarca d'Arganil e do concelho de Farinha Podre. Depois passou para o concelho da Tábua, comarca de Midões, até que passou para o concelho de Penacova, da comarca de Coimbra.

Era o Prior de Penacova que “apresentava anualmente o Cura, que tinha 20$000 réis de côngrua e o pé de altar. É terra fértil.

O Dicionário destaca também o lugar da RAIVA, dizendo que era um aldeia da freguesia de Farinha Podre, no concelho de Penacova, comarca de Coimbra, distando 35 quilómetros desta cidade.

“Situada à beira do Mondego, em lugar bastante agradável, é o termo ordinário da navegação do Mondego, no Estio; mas no Inverno, enquanto há abundância de águas, vão os barcos até à Foz do Dão. Da Raiva, “em carros e em cargas se conduzem os objectos de comércio até ao centro da Beira Baixa.”

PARADELA

À época, Paradela pertencia ao concelho de Arganil, bem como à Comarca desta mesma vila, depois de ter sido do concelho de Farinha Podre, entretanto extinto.

Dista 30 quilómetros de Coimbra e 210 de Lisboa. Tem 150 fogos. Em 1757 tinha apenas 80.

Orago: S. Sebastião, mártir. Bispado e Distrito Administrativo de Coimbra. “O vigário de S. Pedro de Farinha Podre apresentava o cura, que tinha 50$000 réis e o pé de altar.”

É terra fértil.

SAZES

A 18 quilómetros de Coimbra e a 220 de Lisboa. Tinha 220 fogos (em 1768 teria 160). Orago, Santo André, apóstolo. As “freiras bernardas” de Lorvão, e a Sé Apostólica, apresentavam o prior, que tinha 190$000 réis de rendimento.

O dicionário destaca que  “para a diferençar da freguesia seguinte [Sazes da Beira], se diz Sazes de Lorvão."

“É povoação muito antiga, mesmo como paróquia. Em 1152, D. João d'Anaya, bispo de Coimbra, e seu cabido, confirmaram a D. Pedro Gavino e sua mulher, D. Ero Nunes, a doação e liberdade da terça pontifical que a igreja de Sazes lhes tinha feito”, mas “com a proibição de testarem esta terça a qualquer mosteiro ou convento, que não fosse a sua catedral, sob pena de tornar a dita terça para a Sé de Coimbra.”

À semelhança da maioria das terras do concelho, também Sazes  é tido como “ terra fértil”.


[1] Simões de Castro escreveu no seu “Guia histórico do viajante no Bussaco” que “Grisley, insigne herbolário italiano, em um Tratado que da matéria compôs, afirma que, havendo peregrinado a maior parte da Europa, encontrara na serra do Bussaco quási todas as ervas que descreve Laguna sobre Dioscórides, com a excelência de serem vigorosas, sobre as que a herbolária conhece.”