29 junho 2023

S. João, o padrinho caloteiro...

 


O jornal A Lanterna (1901-1935) foi o principal representante do movimento anticlerical brasileiro e teve larga divulgação neste país no século XX. O anticlericalismo Brasileiro neste órgão da imprensa, foi muito mais de cunho religioso do que político, atacando principalmente os clérigos nos aspectos morais e dogmáticos.

Entre nós, o Jornal de Penacova, nos anos que precederam a implantação da Repúbica e principalmente durante os tempos agitados da aplicação da Lei da Separação, também foi veículo dessa crítica, muitas vezes implacável e não raro enxovalhadora dos padres que estavam à frente das paróquias.

Terá sido neste contexto, que naquele jornal brasileiro apareceu um pequeno artigo intitulado “Lanterna Mágica: Padrinho Caloteiro” e que, anedota ou não, dizia o seguinte:

“Segundo conta o Jornal de Penacova (Portugal) na igreja duma das freguesias daquele concelho procedeu-se ao baptismo de um rosado pimpolho, com a solenidade exigida pelo ritual respectivo.

A alturas tantas, o sacerdote pergunta ao padrinho se era casado e, tendo este respondido afirmativamente, indaga ainda se tinha casado civil ou catolicamente.
- Civilmente, respondeu de pronto o interrogado.
- Nesse caso não pode ser padrinho da criança…
- Não haja dúvida. O pior é que a criança tem de ser baptizada hoje e não há facilidade em encontrar outro padrinho, por toda a gente andar agora na azáfama dos campos…
- Tudo se remedeia, diz o padre, conciliador. Está ali S. João, que nada tem que fazer e que da melhor vontade se prestará a apadrinhar a criatura.
- Pois seja assim!

E assim foi.

Realizada a cerimónia, todos se preparam para sair, quando o padre pergunta:
- Então quem paga o baptizado?
- Quem paga ?! O padrinho, como é costume...
- Mas o padrinho…foi o S. João. Peça-lhe o dinheiro, Sr. Prior, que ele tem obrigação de lhe pagar…

Calculem a cara de... esperto com que o padre ficou... “




26 junho 2023

Quem conta um conto aumenta um ponto


Um dia desses, pesquisando um assunto no Google, por acaso deparei-me com uma publicação de abril/2016 no blog Penacova Online, na qual David de Almeida ao escrever sobre Gondelim e a Lenda da Senhora da Moita, se referiu a um texto meu, no qual eu dizia terem os moradores enterrado os sagrados objetos quando da invasão moura.

Com a minha revisita ao texto publicado pude ler dois comentários. Um de 2021, onde no um leitor anônimo apontava erros na minha narrativa, pois que os escondidos haviam sido encontrados no oco de um carvalho, e não que estivessem enterrados. No comentário de 2022, do próprio bloguista, defendeu-me ele dizendo ter sido minha narrativa romanceada. Comentário que encerra perguntando: E quem sabe afinal?

Do que se tem de mais antigo registrado, e creio ser de onde se retira todo o contexto histórico, está corretíssimo o leitor anônimo: melhor teria sido se tivesse eu escrito simplesmente que esconderam a imagem, sem florear muito.

Frei Agostinho de Santa Maria, em sua obra Santuário Mariano e Histórias das Imagens Milagrosas de Nossa Senhora, publicada em 1721, no Tomo VII, Livro IV, Título XXIX, página 467, na busca de informações, sobre a imagem, esteve em Gondelim, lugar então com não mais que trinta vizinhos.

Deve ter podido conversar com todos. Falando sobre o que escutara dos moradores, registrou:

“…cujas notícias confesso as tive por frívolas, mas como não pude descobrir quem me
desse mais exatas, me acomodei a descrever o que pude achar”.
“… não é possível averiguar, que quando o bárbaro Almansor destruiu a Província de
Beira, no ano de 983, os cristãos de Gondelim, temerosos do diabólico furor,
despojaram a igreja de todas as coisas sagradas”.
“... esconderam a imagem e o sino em um bosque ou mata fechada”
“… passado aquele furioso tormento…esta fé dilatou por tantos anos, que mortos os
pais e filhos espalhados por lugares, se perderam a lembrança do escondido tesouro,
de sorte que os novos moradores de Gondelim já não tinham dela notícia, que aos
mouros havia sido ocultada e não permitiu tantos anos fosse achada”.

Escondida que fora em 983, com os mouros expulsos em 1492, se deduz ter sido mantida escondida por mais de 500 anos.

Quanto ao encontro extraordinário o frei escreveu:

“…nessa pois tradição os naturais, referida de pais para filhos que fora escondida
e achada milagrosamente, a imagem de Nossa Senhora da Moita metida em um
cavernoso tronco de carvalho...”.

Em 1712, o mesmo autor, de modo mais conciso, escrevera no Tomo IV, Livro 2, Título XCII, página 645:

“Os princípios e a origem dessa Santa Imagem se referem mais por tradição do que
escrituras…dizem os moradores e velhos daquele lugar, que os princípios dessa
imagem são de tempo imemoriais”.
“… porque dizem que assim ouviram dos seus antepassados, e a tradição conservam”.
“ …havia uma mata onde fora achada a Santa Imagem metida no tronco de
um carvalho…”.

Dessas obras extraí a passagem para o prefácio do meu romance, ainda não publicado. Para melhor deixá-lo, na revisão optarei pelos verbos utilizado pelo Frei Agostinho. 

Assim a imagem teria sido escondida e depois achada no tronco oco. Sem querer ferir suscetibilidades religiosas, até porque católico sou, o círio que não incluí entre os sagrados escondidos, caso o faça, ao serem encontrados, eu o manterei apagado, porque esse detalhe me parece um ponto que alguém aumentou ao contar o conto.

P.T.JUVENAL SANTOS

https://archive.org/details/santuariomariano07sant_0

https://archive.org/details/santuariomariano04sant_0

26 maio 2023

Alves Mendes: notas para melhor conhecer este ilustre penacovense

 


Alves Mendes é uma das grandes figuras nascidas em Penacova e que deixaram o seu nome inscrito nas páginas da história e da cultura portuguesas. 


Encontramos muitas vezes em jornais e revistas referências a este ilustre penacovense. O primeiro excerto que a seguir transcrevemos foi publicado no jornal “Voz Portucalense” e o segundo num blogue de Penafiel. São elementos interessantes a juntar ao que temos vindo a publicar, quer no Penacova Online, quer no Penacova Actual.


Alves Mendes e a Capela das Almas (Porto)

Alves Mendes é uma figura eminente das letras portuguesas. Nasceu em Penacova e morreu em 4 de Julho de 1904, no Porto. Está sepultado no cemitério do Prado do Repouso. Formado em Teologia, foi cónego da Sé do Porto e professor do Seminário Maior desta cidade.

A sua fama de orador sagrado firmou-se principalmente desde que, em Lisboa pronunciou a oração fúnebre de Alexandre Herculano, por ocasião da transladação dos restos mortais do grande historiador para os Jerónimos. Pregou depois em idênticas solenidades, comemorando a morte de vultos insignes como Fontes Pereira de Melo e Barros Gomes. Uma das suas orações mais notáveis foi pronunciada no Mosteiro da Batalha, quando para ali se fez a transladação dos restos mortais do príncipe de Avis.

Além os discursos Alves Mendes publicou um livro de viagens, "Itália", que originou uma polémica, tendo sido acusado de plagiário de E. Castelar, escritor espanhol que publicou "Recuerdos de Itália". Em discussão acesa com Almeida Silvano sobre filosofia tomista, escreveu: "Um Quadrúpede à Desfilada" e "Tomista ou Tolista", obras que, no género, são verdadeiramente notáveis pelo vigor e sarcasmo da linguagem.

Além de orador sagrado, Alves Mendes foi um burilador de frases e um joalheiro de linguagem. Basta atentar nas frases escritas no seu túmulo, no Cemitério do Repouso.

Pois este escritor notável está duplamente ligado à Rua de Santa Catarina: pelo casamento de Camilo aqui realizado e porque desempenhou o lugar de Provedor da Irmandade das Almas, erecta na Capela das Almas, da mesma rua.

Lê-se no Livro das Actas da Capela das Almas que "No dia 8 de Maio de 1899, pelas oito horas da noite, foi eleito Provedor o Doutor Cónego Alves Mendes". Em 21 de Maio de 1900 volta a ser eleito para o triénio de 1900-1902, o Cónego António Alves Mendes da Silva Ribeiro, Arcediago d'Oliveira (a primeira vez que aparece este título honorífico). Em 2 de Maio de 1903, o Cónego Doutor Alves Mendes, Arcediago d'Oliveira, é reeleito, pela última vez, Provedor da Irmandade das Almas. E a partir deste momento não aparece mais qualquer alusão ao notável orador sacro que faleceu em 4 de Julho de 1904.

Pareceu-nos que uma referência a este escritor e orador sacro, célebre no seu tempo, não ficaria mal, já que o tempo vai diluindo a memória de todos, mesmo dos vultos mais eminentes. O tempo atreve-se a tudo.


Alexandrino Brochado, in “Voz Portucalense”

[Inauguração do culto de uma nova imagem do Sagrado Coração de Jesus no dia 24 de Junho de 1881 em Penafiel]

(…) Na sexta-feira dia 24, as cerimónias religiosas foram presididas pelo cónego da Sé do Porto Alves Mendes, que foi orador tanto da parte de manhã como de tarde.

O padre de seu nome completo, António Alves Mendes da Silva Ribeiro, era um pregador sobejamente conhecido pela elevação dos seus discursos e fascinação do seu estilo. A sua fama de orador sagrado firmou-se principalmente desde que, em Lisboa pronunciou a oração fúnebre de Alexandre Herculano, por ocasião da transladação dos restos mortais do grande historiador para os Jerónimos. Uma das suas orações mais notáveis foi pronunciada no Mosteiro da Batalha, quando para ali se fez a transladação dos restos mortais do príncipe de Avis.

Como escritor e orador sagrado, Alves Mendes foi um burilador de frases e um joalheiro de linguagem.”


in http://penafielterranossa.blogspot.com/2019/03/

19 maio 2023

Lorvão há 75 anos: um retrato animador em vésperas da crise paliteira de 1950

Dois anos antes da grave crise paliteira de 1950, Lorvão era ainda uma pujante localidade com um número apreciável de empresas industriais ligadas ao fabrico de palitos e igualmente  um importante núcleo comercial.

Sob o título “O VALOR DA NOSSA TERRA", escreve o correspondente em Lorvão do jornal Notícias de Penacova (20 de Março de 1948):

 Como já por várias vezes temos escrito, Lorvão é hoje uma terra muito importante. Para que os nossos leitores possam avaliar a veracidade destas palavras, vamos descrever ligeiramente o seu comércio, indústria e outras actividades, associações, repartições, etc.:

A. Baptista, com exportação de palitos dos dentes e negócio de madeira de salgueiro.

António Pisco da Silva, proprietário da marca de palitos dos dentes «Diana.».

Benjamim Luiz Pisco &Irmão, com mercearias, exportação de palitos dos dentes, negócio de madeira de salgueiro e cartonagem privativa.

Manuel Ferreira Pedrosa, com exportação de palitos dos dentes e indústria corticeira.

Manuel Rodrigues Craveiro,com exportação de palitos dos dentes e frutas, cartonagem privativa e negócio de madeira de salgueiro.

Maria Ricardina da Silva, com mercearias, vinhos e outros artigos

Manuel Teixeira de Sousa, com fazendas, mercearias, ferragens, material eléctrico e outros artigos, vinhos e agência funerária.

Manuel da Silva Figueiredo,com mercearias e negócio de madeira de salgueiro.

Ezequiel Simões, com exportação de palitos dos dentes, negocio de madeiras e fábrica privativa de cartonagern.

Manuel da Rosa Ralha, com mercearias e exportação de palitos dos dentes e plantas medicinais.

António Saraiva júnior, com estabelecimento de mercearias.

António Rodrigues Craveiro com mercearias, exportação de diversos produtos portugueses e negócio de madeira de salgueiro.

Justiniano da Silva Figueiredo, com mercearias, vinhos e negócio de madeira de salgueiro

Manuel Rodrigues da Silva com mercearia e miudezas

João Rodrigues da Silva, com mercearias, vinhos e outros ar­tigos.

António de Jesus Borges, com mercearias e vinhos.

Manuel dos Santos David, com mercearias, vinhos e outros arti­gos.

António Ramos, com mercea­rias e vinhos.

Felismino Tomé da Fonseca, com mercearias e vinhos.

Alípio Rodrigues Beato, com mercearias.

Manuel Melquíades da Fon­seca, com louças e negócio de pescado.

Edmar Guimarães Oliveira, em­preiteiro de Obras Públicas.

Manuel dos Santos Fabião, for­necedor de madeira de salgueiro.

Manuel de Sousa Rosa, nego­ciante de madeiras, lenhas e car­vão vegetal.

José Albino da Silva, com ofi­cina de tipografia.

Manuel da Fonseca Craveiro, com oficina de sapataria.

Vergílio da Silva Laranjeira, com oficina de reparação de bi­cicletas e aluguer das mesmas.

Joaquim Fonseca, com barbea­ria.

Manuel Simões Mateus, com barbearia.

José Tomé & Irmão, exporta­dores de palitos •Dálias».

António Tomé da Fonseca & Filhos, exportadores de palitos dos dentes."

E acrescenta o colaboardor dor jornal concelhio:

"Há duas camionetas de car­ga, respectivamente, pertencentes aos Srs. Manuel Ferreira Pedrosa e Armando Pedroso.

Possui ainda Lorvão competentíssimos artistas de sapata­ria, alfaiataria, funilaria, caixotaria, e hábeis operários da construção civil (pedreiros e carpinteiros).

Há também nesta terra mui­tos negociantes ambulantes de palitos dos dentes, sarro, borras de vinho, cravagem de centeio, etc., etc.

É Lorvão é centro fabril da importantíssima indústria dos palitos dos dentes, na qual se empregam muitas centenas de pessoas.

Temos a acrescentar ainda ao que acima fica registado, o seguinte: 

3 associações  (Filarmónica Lorvanense, Associação Recreativa Lorvanense e Grupo Representativo de Lorvão (futebol). 

Estação dos CTT com serviço de encomendas, registos, emissão de vales, telefone, etc.

3 escolas: masculina, feminina e mista.

E, para orgulho de Portugal, do concelho e da nossa terra, encontra-se aqui edificado o venerando e secular Mosteiro de Santa Maria de Lorvão, um dos mais antigos da Península e digno de ser visitado."

07 maio 2023

Notas para a história da Casa de Repouso de Penacova (II)



Todo o turista que passe em Penacova, ganha bem o tempo. visitando com cuidado e atenção o encantador Repou­so de Santo António.

Este lugar inédito e aprazível, levanta-se altaneiro e tri­unfante, enfrentando o pacato e poético Mondego que pregui­çosamente corre, nesta parte do ano, a pouca distância.

Da parte superior do edifí­cio, observa-se o panorama mais original e mais soberbo que o nosso formoso Portugal pode mostrar.

O clima é sublime, com o seu ar fino e saudável e com as suas saborosas e puras águas, é recomendado por bons médicos para a cura de certas doenças.

A fachada principal do edi­fício virada ao Sul, é protegi­do ao Norte por uma frondo­sa mata de eucaliptos que dão no Repouso, uma temperatura constante, e agradabilíssima.

Pode dizer-se com toda a justiça, que o Repouso de Santo António, é um trecho do formoso e deslumbrante Buçaco.

Avaliando detalhadamente todos os recantos lindos e esquisitos, é fácil verificar que as mãos do Divino Mestre, juntou ali um fino e delica­do temperamento, a aformose­ar aquele conjunto artístico e de maravilha!

Também não quero deixar de me referir à parte interior do edifício que está primoro­samente mobilado, vendo-se em todas as dependências, a maior limpeza, muito luxo, o maior conforto e muito bom gosto.

Falando ainda do menu se­manal, devo dizer que é supe­riormente executado, não es­quecendo nunca a saúde e o bem estar dos hóspedes que têm a felicidade de vir para o Repouso de Santo António.

E para concretizar, devo afiançar que todo o hóspede instalado no Repouso, fica sempre com vontade de voltar.

Não posso deixar de falar no salão de recreio que pode rivalizar com qualquer dos nossos melhores casinos. Ali nada falta, para distrair o mais exigente espírito moder­no: dois belos pianos de cau­da, uma boa telefonia, bilhar, ping-pong, quino, jogo das damas, etc.

É muito digna de ver-se a pequena e luxuosa capelinha que fica situada na parte mais interior do edifício.

Todo este recanto extraor­dinário pertence à Ex.ma Se­nhora D. Raymunda de Car­valho. Bem haja pois Sua Ex.a pela enobrecedora obra que fundou e por tão préstimos serviços prestados à sua Penacova adoptiva.


Lorvão, 27/8/ 940

Madalena de Jesus Traça e Madeira

__________________

Texto publicado no Notícias de Penacova nº 360, Agosto de 1940; Madalena de Jesus Traça e Madeira, que seria casada com Ilídio Madeira foi professora em Lorvão,tal como o marido. Eram tios das Professoras Maria da Piedade e Maria Helena Marques.

Recorte de jornal: Dia da Mãe

Um poema de Maria Eduarda Silva dedicado à sua mãe no dia em que faria anos, publicado há muito, muito tempo, no jornal Notícias de Penacova, mas que hoje, DIA DA MÃE, evocamos em jeito de homenagem a todas as Mães que já não temos entre nós e que recordamos com profunda saudade.







24 abril 2023

Forte e Flexível como o Salgueiro

"Forte e Flexível como o Salgueiro" é um conto de Ulisses Baptista que nos transporta para o mundo rural dos anos 50 / 60 do século passado.


Jaime era um moço maciço, enrijecido pelas manhãs de geada e as tarefas de campo que o faziam saltar cedo da cama, quando ia ajudar o avô. Era um rapaz alegre e reinadio, apesar dos tenros anos, apesar da imaturidade misturada com a rebeldia da infância. Ligado à vida ao ar livre, a alegria dos verdes anos era ainda mais evidente com a profusão do verde do campo, com o chilrear da passarada e o cheiro perfumado das plantas silvestres. Gostava especialmente da altura da poda da vinha em que colocava em prática a sua habilidade a torcer o vime de salgueiro que os camponeses usavam para a amarrar, depois da poda de Inverno.

A Primavera estava já a entrar e o avô descuidara um pouco algumas tarefas de campo. O ano entrara chuvoso e ele raramente tinha outra hipótese senão usar os sábados para tratar das fazendas. O emprego semanal como funcionário público não lhe deixava outra alternativa.

Hoje, Jaime ia com o avô Daniel e o Ti Quim, primo em segundo grau e jornaleiro de profissão. Jaime adorava estar na presença dos dois, porque o avô também se tornava, nesses dias, mais divertido e tolerante. Eram dias prazenteiros que passavam rápido. Jaime ajudava com gosto a amarrar os espeques dos corrimões, tanto ao tronco das videiras, como aos arames, e ainda se lembrava bem das palavras do primo Quim a explicar como devia fazer para amarrar com o vime:

- Estás a ver como eu faço? - Perguntava. E depois prosseguia a exemplificar e explicar como só ele sabia: - Pegas na verga com a mão direita, passas por trás do que queres amarrar e torces assim, o dedo gordo da outra mão sempre a ajudar a torcer. Torces 4 ou 5 vezes e depois viras para cima com uma torcedela mais forte. No fim cortas a verga que sobra, com uma navalha ou uma tesoura de poda, e deixas, mais ou menos, o mesmo que ficou em cima. E já está. Ora experimenta!

E Jaime fez e conseguiu à primeira. Ainda não tinha 7 anos quando aprendeu. Agora que já passara algum tempo, era já um mestre do ponto. Mas o avô não lhe deixava ainda atar as vides. Essas, por enquanto, eram apenas para os homens mais velhos.

O Ti Quim, mesmo assim, divertia-se a ensinar o moço, porque ele sempre fora bem mandado e Jaime ainda achava graça às piadas que dizia. Na sua inocência, ia ouvindo as graçolas com duplo sentido do velho e nem sempre captava a marosca. Contudo, estava sempre pronto para ouvir mais. O que ele queria também era fazer piscinas a correr para cá e para lá nos terrenos cheios de erva. Por vezes levavam as cabras e os filhotes e ele andava por ali a saltitar de lado para lado, embora o avô lhe ralhasse para ele estar sossegado. Na presença do primo Quim, porém, o avô tornava-se mais jovial e aceitava melhor as suas folestrias.

O Ti Quim, que estava a arrancar um madeiro duma árvore que havia morrido, fez-lhe uma pergunta, enquanto se aproximava dele, curioso:

-Sabes como é que se arranca um toco?

-Não!

-És cavalo dum lado e és cavalo do outro.

Uh, compreendo!

E aquela frase começava a matracar na cabeça do miúdo, até que acabava por perceber a dança das palavras marotas que o jornaleiro soltava, e depois ia meter-se com ele outra vez:

-Ti Quim, você arranca muitos tocos, não é?

E o velho ria-se com ar divertido.

Quando iam amarrar a vinha que o avô havia podado há uma semana atrás, voltou a chamar Jaime para ao pé de si. E voltou a constatar que ele não esquecera o que lhe ensinara um par de anos antes.

O rapaz ajeita-se com o vime. Já reparaste?

É! Tem jeito, tem. Está farto de pedir que lhe deixe amarrar as vides das videiras, mas vou-lhe dizendo que não. Para agora fica pelos espeques e os arames.

- É humilde e trabalhador!

Ao almoço, Jaime gostava de ficar ali a ouvir as piadas do avô e do jornaleiro. Hoje era um dia especial em que todos iam saboreando a apurada chanfana de cabra que havia sobrado do aniversário do avô Daniel, por ter completado 60 anos. Tinha mandado matar uma das cabras mais velhas que criavam no Curral. Para a sobremesa havia uma "novedade" - como dizia o Ti Quim - que a avó tinha também preparado no forno a lenha. Era o folar da Páscoa. A Páscoa que estava já aí, e o miúdo entrara já de férias da escola.

O Ti Quim olhou para Jaime com ar matreiro.

- Queres cabra, ó cabrito?

E o catraio, inocente, respondeu-lhe que não queria mais, não, senhor.

- Não, primo Quim. Não há cabrito. Os cabritos são meus amigos de brincadeiras. Eu não quero comê-los.

- Pois são. Tens razão, não podes fazer isso. É verdade. Não se faz mal aos amigos.

O avô olhou com ar cúmplice para o primo Quim, como a concordar com eles.

- Tu levaste um valente susto de manhã, quando foste à venda?

Jaime segurou-se com firmeza ao mocho de madeira em que estava sentado.

- O meu avô contou-lhe, não foi?

- Pois foi. Sabes que a gente fala nessas coisas.

- Mas eu pensava que ele ia guardar segredo. Ele disse-lhe que me ia borrando de medo?

- Mais ou menos. Não foi bem assim. Disse o jornaleiro a moderar a conversa.

- Mas não queria que o primo Quim achasse que sou um bebé.

- Não és nada, ora lá! Tu fizeste muito bem em fugir dali. Ainda podia sobrar p'ra ti. Então, conta lá como foi!

- Não teve muita graça, primo Quim. Quando cheguei a casa, ainda tremia todo das pernas. Só via aquele homem alto a partir a garrafa na cabeça do outro a escorrer em sangue.

O avô de Jaime pedira-lhe para ele ir à mercearia junto à capela comprar figos secos e cachaça para o primo Quim matar o bicho. Como era costume, Jaime ia sem sequer protestar. Gostava de percorrer o trajeto até à mercearia em alta velocidade. No entanto, para cima, por segurança, para não quebrar nada, vinha sempre a andar. Mas naquele dia fora uma das exceções.

O rapaz quase sempre se surpreendia com algumas figuras peculiares que ia encontrando pelo caminho. Primeiro, ainda perto de casa, passou pela tola da Lucinda. Um daqueles dias, quando andava à lenha com o avô, ouvira-a falar para um corvo, que, a crocitar lá do alto de um pinheiro, dizia que lhe estava a adivinhar a morte:

- Vai-te embora, ó diabo! Vai-te embora, ó Belzebu!

- Queres-me levar, mas não levas

- Sou mais fina do que tu.

E de costas para o alto do pinheiro, de cu a apontar para o céu, mandava palmadas nas nalgas, repetindo a cantilena.

Quando Jaime passou no Terreiro, em frente ao chafariz, apercebeu-se de Laura a encher o caneco com todo o cuidado. Mas hoje não ia ter tempo de inquietar a pobre alma. Seguiu em frente soltando uma breve saudação:

- Bom dia, Ti Laura! Hoje estou com pressa, pode encher à vontade.

- Bom dia, rapazinho. Ainda bem! Vai com Deus!

Logo a seguir cruzou-se com Manel Silva, o matador de gado, que segurava um tracanaz de triga-milha com os dentes, enquanto debaixo do braço esquerdo prendia a broa e debaixo do outro braço um grande naco de carne gorda de porco, quase só sebo, e um saco de linhagem mal dobrado e todo besuntado.

- Bom dia, Ti Manel!

O matador desempastou uma frase qualquer da boca atravancada de comida, já o moço havia seguido a grande velocidade.

Ao deixar Manel Silva para trás, Jaime já ouvia outro homem a pregar da direção da mercearia. Ao aproximar-se, um sujeito que tinha um nome esquisito e que já tinha visto algumas vezes por ali, estava mais extasiado do que nunca, elevando os braços ao ar, para logo de seguida se baixar como se fosse fazer um vénia barulhenta em que balbuciava impropérios a respeito de alguém.

Jaime entrou a correr para dentro do chão térreo da mercearia e disse bom dia. Ninguém o ouviu. Aguardou um bocado até que o sujeito que barafustava se aproximou agressivo do merceeiro e lhe perguntou: - Onde é que ele foi?

- Acho que foi ali arrear o calhau à Ribeira Velha.

- Ai foi. Deixa-o cá chegar que até se borra.

Enquanto isto, entra o Ti 27. O merceeiro parece que sabia de antemão o que havia de dizer:

- Já hoje são 21. Queres um também?

- Bota lá um pra mim!

O Ti 27 era um homem alto e magro. A cabeça pequena entalada entre duas orelhas proeminentes. Cliente e merceeiro, sorveram num trago o conteúdo dos pequenos copos, quase em simultâneo. Jaime, que olhara de soslaio para o homem recém entrado, não conseguiu evitar um sorriso meio abafado.

Nesse instante, entra Crespim na tasca, acabado de servir o corpo, e, sem sequer poder pestanejar, leva com uma garrafa de vidro na testa. Automaticamente, o sangue escorre-lhe pela cabeça e pelo rosto.

O merceeiro pega num peso de 2 kg que tinha ali à mão e tenta em desespero impedir desfecho ainda mais sério: - Ó caralho, para já ou parto-te os cornos.

O cachopo, vendo tal aparato, sai porta fora, só parando em casa, sem figos, nem cachaça, nem nada.

Jaime começara por contar a história com a ajuda do avô, que ia elucidando o primo Quim. Estava já algo desentusiasmado de falar sobre o assunto, quando se lembrou de outro pormenor:

- Depois também lá entrou aquele homem que tem nome de número. Ó avô, porque é que não tenho nome de número?

- Aquilo é uma alcunha, não é o nome verdadeiro. O nome dele é António.

E o primo Quim colocou um pouco de veneno na conversa:

- Isso é por causa da artilharia.

O avô quis disfarçar e atirou.

- De quem a tola da Lucinda gosta, é desse, do 27.

- Isso tem a ver com o futebol? - Perguntou Jaime, confundido.

O Ti Quim não conseguindo esconder um sorriso matreiro: - Por quê, meu menino?

- Porque noutro dia o homem do rádio dizia que o Eusébio já tinha sido o melhor artilheiro da Europa.

- Ah, esse é um verdadeiro pé canhão. Isso é artilharia da pesada, é outra coisa! - Disse o Ti Quim com uma gargalhada.

- Mas assim o Eusébio arrebenta com as balizas todas.

- Já não era a primeira que caía ao chão. Aquilo é força de pantera, de Pantera Negra.

- Eu gosto do Eusébio, ó primo Quim.

- Isso é que é falar, amigo! Rematou o primo Quim. - Então, e também gostas do Benfica?

- Gosto mais do Benfica que do Sporting.

- O teu avô não vai ficar zangado contigo?

- Ele também não me deixa jogar à bola, diz que dou cabo das biqueiras.

- Ó Daniel, tens de deixar o miúdo jogar à bola com os colegas. Ao que ele corre, ainda vai dar um extremo melhor que o Nené, o rapaz que veio de Moçambique.

- Ele tem é de ir para a fazenda connosco. Isso é que era bom.

- Ó primo Quim, acho que já sei de que clube sou. Sou do Benfica.

-É assim mesmo. És cá dos meus. Um dia ainda vais à bola comigo.

O avô interpôs-se novamente na conversa: - Mete-lhe ideias na cabeça, mete. Voltando ao anterior assunto. - Quis fugir o avô ao tema. - Então e que disse o Ti 27?

- Que eu ouvisse, nada.

O primo Quim galgou mais um degrau na malícia. - Também estou convencido que a Lucinda gosta é do 27. Andam os outros dois à bulha pela galdéria e ela nem quer nenhum dos dois.

- Mas eles andam à luta por uma mulher tão tola?

-É para tu veres. Quando cresceres vê se arrumas uma rapariga com juízo. Aconselhou, divertido, o primo Quim.

- E porque é que ela quer namorar com o Ti 27?

-Já te disse. Deve ser por causa da arma.

- Ai, ele também tem uma arma? Pensava que era só o Crisóstomo Navalhas.

- Ah, não. Pelo visto, o António 27 tem uma arma maior.

- O quê? O Ti Crisóstomo tem uma navalha e o Ti 27 tem uma espada?

- É mais ou menos isso. - Esclareceu o jornaleiro.

O avô Daniel estava atento ao barulho que vinha da cozinha e quis atalhar novamente no assunto.

- Desliga esse rádio, mulher! À hora de comer não se houve música.

Apago já. Ouço só esta canção.

Ouvia-se o vozeirão de Simone de Oliveira a cantar a Desfolhada portuguesa. Jacinta gostava muito de a ouvir, mas trazia-lhe recordações que a emocionavam sobremaneira. Começava logo por mexer com ela no início com aqueles versos "quem faz um filho/ fá-lo por gosto", mas os restantes acabavam com o resto, e a mulher ia buscar recordações ao fundo da alma que haveriam de emanar na forma de dolorosas lágrimas. Lembrava-se daquela desfolhada na eira da quinta da família Serra em que o seu Daniel lhe dera o primeiro beijo. Um beijo que a fizera estremecer, porque já por ele andava encantada. Lembrava-se das tardes e manhãs de Verão em que Daniel ficava ao pé dela a namorar, enquanto ela lavava a roupa no rio Mondego. Lembrava-se da boneca de trapos que fizera para Felicidade, a sua única filha, que havia nascido apenas dois anos depois de dar o primeiro beijo a Daniel. Felicidade que se afastava dela cada vez mais. Restava-lhe o seu amado e único neto.

Com a Desfolhada, Portugal fizera a última participação, até à data, no Festival da Eurovisão. E talvez fosse aquela em que as pessoas tinham depositado mais esperança numa boa classificação. A despeito disso, a desilusão fora grande. A Desfolhada portuguesa arrecadara nem uma mão cheia de pontos e um modesto 15º lugar. Era evidente que a ditadura que esmagava a nação, havia praticamente quatro décadas, estava a ter sérias consequências também a esse nível. Pelo menos, era isso que muita gente pensava e afirmava. Apesar do fracasso na classificação, Simone de Oliveira e toda a comitiva nacional tiveram uma receção quase apoteótica à chegada a Portugal. Mas neste ano não iríamos participar, como protesto contra a politização do festival, nomeadamente, no sistema de votação final. No ano anterior à interpretação da Simone em Madrid, havia sido a Espanha a vencer. Eram fortes as suspeitas sobre o envolvimento do ditador Franco a influenciar a organização e o eventual suborno, pelos vistos, tivera resultados bem positivos.

Jacinta cruzou a passagem que ligava a cozinha à sala de refeições. Trazia um folar da Páscoa que aprendera a fazer com as suas primas dos Casais. A avó de Jaime ainda tinha os olhos chorosos, quando o neto reparou no seu rosto.

Avó voltaste a usar daquela cebola forte?

Era assim que Jacinta disfarçava os seus sentimentos, as suas lágrimas e as suas lembranças, perante o seu querido neto.

O marido, apesar do esforço de Jacinta em esconder, acabou por denunciar a sua tristeza:

- Agora, sempre que ouve essa canção, põe-se a chorar.

- Não é nada. A avozinha é que mexe com a cebola, ela é que sabe.

O primo Quim quis levar para a brincadeira e arriscou uma comparação menos assertiva :

- É como as videiras, Jaime. Também já ficam a chorar depois da poda. É do tempo já estar adiantado. Sabes?

Jacinta não se manifestou mais, mas foi soltando um lamento em forma de ai.

- Ó mulher, podias ir à loja do vinho buscar mais uma picheirita!

- Já lá vou, já lá vou. Ainda tenho de ir tratar dos animais, de ir ao quintal às batatas novas para o jantar e ainda quero ir apanhar a oliveira, o alecrim e um pouco de louro para fazer o meu ramo e o do Jaime, para ir benzer amanhã. Depois fica tarde. Tenho muito para fazer.

- Então vai lá tu, Jaime. Vai lá!

O primo Quim aproveitou a ausência de Jacinta e de Jaime para elogiar o rapaz: - Tens feito um bom trabalho com a educação do miúdo!

- É um rapaz trabalhador e muito esperto. Mas não tem sido nada fácil. Mais para a Jacinta, mas também para mim.

- É uma pena o que vos aconteceu, meu amigo. Mas o pior foi deles. E do miúdo também, coitado, que ficou mais desamparado. Mas vocês têm levado o barco a bom porto. Ele é muito obediente. Há poucos como o Jaime, é um rapaz de boa catadura.

- Também acho que sim, mas são tempos difíceis os que aí vêm. Vai entrar numa idade do caraças. Tenho algum receio, mas cá estarei para o ajudar no que for preciso. E quem dá o pão, também dá a criação.

- Tens razão, pois. É preciso castigar com alguma coisa. É preciso rédea um bocado curta. Mas ele é um bom moço.

Jaime subia, entretanto, as escadas de acesso ao primeiro piso e trazia a picheira cheia de vinho. Era vinho já da nova colheita, e, embora não fosse muito forte, era um bom pingato. Aliás, apesar de Penacova ficar encostada entre duas boas regiões vinícolas (o Dão e a Bairrada), não era frequente haver produção de vinhos excelentes, à exceçao de isso acontecer numa ou noutra terra mais propícia. Quando Daniel decidia fazer a chanfana, costumava comprar um vinho carrascão e graduado, de baga, na Bairrada. De resto, tinham tudo que era preciso: a carne de chiba, o azeite, o sal e o colorau, o louro, a cebola, o alho e o pimentão doce.

Depois era só aquecer o forno a lenha e deixar que a chanfana se cozesse lentamente. E nunca acrescentar vinho cru às caçoilas de barro preto, sem lhe dar tempo para cozinhar várias horas, pois a chanfana não deveria saber a ele. Seria desagradável. A carne assada teria que estar bem apurada. É assim que ela sabe melhor.

Os dois homens ouviram os passos do rapaz a chegar com o vinho.

- Então, Jaime, essa pomada chega cá, ou não?

- Já vai, avô, já vai aqui.

- Ora cá está o meu palheto. Não está muito forte este ano, mas está saboroso. A tua avó vai demorar? É que nós temos de ir para o Chão do Caneiro acabar o trabalho. Amanhã vais benzer o ramo à vila com a tua avó.

Jaime gostava do tempo da Páscoa, ainda mais que do Natal. O tempo também estava alegre, por agora.

Entretanto, havia chegado a avó com uma trouxa de roupa à cabeça.

-Vocês tem de ir embora, meninos. Hoje está um dia bonito, soalheiro. Eu tenho de ir lavar esta roupa ao rio. "Na semana de Ramos lava os teus panos, que na da Paixão lavarás ou não".

- É isso mesmo prima Jacinta, temos de aproveitar enquanto está bom. O Natal foi seco, a Páscoa poderá ser molhada. "Natal ao sol, Páscoa ao carvão".

-Pois, isso é bem verdade, primo Joaquim.

- Vamos lá, vamos lá! Disse o marido já com alguma pressa.

- Até logo, vão lá com Deus.

- Até mais! " Deus não se pôs na cruz por um só". Vamos ao trabalho, Ele há-de ajudar-nos.


SEIS ANOS MAIS TARDE


Jaime crescera bastante, tinha agora 14 anos cheios de força. Já era um rapaz alto, mais alto até que o avô. E mudara um pouco, claro, os seus hábitos. Participava na equipa de futebol da terra e, aos sábados ou domingos, quando havia jogo, fazia tudo para estar presente junto dos seus companheiros de equipa. No entanto, continuava a prestar muito apoio e companhia aos avós. Tinha grande disponibilidade para o trabalho e apurara a habilidade que já todos lhe conheciam desde muito novo. E tinha consciência disso.

Mas, hoje, Jaime, tinha acordado mal disposto, tivera uma breve discussão com o avô e as coisas não lhe estavam a sair como esperava. O avô dera-lhe a notícia que tinham de ir para a fazenda concluir os últimos trabalhos das podas, para não ser como nos outros anos: deixar tudo para as últimas. Estávamos no fim-de-semana anterior ao fim-de-semana do Carnaval. Não era tarde, e o avô de Jaime queria resguardar-se, porque o primo Quim piorara das suas maleitas. Era agora uma amostra do homem dinâmico que já fora. A juntar a isso, afundava-se no vinho e na cachaça. Abusava bastante do consumo, o que se manifestava também no próprio aspeto físico. Surgia sempre com o rosto inchado e vermelhão como uma pichorra. Costumava dizer para o primo Daniel que era dos remédios que tomava para aliviar as dores.

E ele respondia-lhe que, com esses remédios, valia mais beber uns bons canecos de vinho. Aliás, Daniel também já descuidara, ele próprio, esse aspeto e entrara num consumo mais excessivo de álcool. Ambos levavam muito mais tempo para fazer as tarefas que antes era como se fosse quase uma brincadeira, para eles. De tal modo que, Jaime sentia grande orgulho por ser agora o mais rápido de todos. O avô até já o deixava atar a vinha completamente. O rapaz tinha mesmo muita força e sentia prazer em demonstrar isso mesmo junto dos idosos.

Na sexta-feira à tarde, Jaime sugeriu ao avô que o deixasse livre no dia seguinte para ir jogar à bola com os colegas. Mas Daniel não gostou da ideia.

- Ó avô, eu depois vou lá fazer o que ficar por fazer. Preciso de ir jogar à bola com os meus amigos.

- Por quê? São eles que te sustentam?

- Lá está você com as suas coisas. Sabe muito bem que já sou despachado e que fica tudo pronto.

- Não quero saber nada disso. Vais e vais mesmo. Sabes bem que preciso da tua ajuda para não sermos só nós dois. Dois velhos incapazes...

- Vá lá, avô. Deixe lá ir jogar à bola!

- Isso não é importante, o primo Quim também precisa de ser ajudado. Coitado do homem.

- Oh, estou farto de aturar o velho. É sempre a mesma coisa. Já não acho piada nenhuma ao que ele diz. E para mais, parece uma lesma.

- Vamos lá ver a educação. Agora é que vais mesmo... Acho que o homem te merece mais respeito.

Jaime sentiu que perdera o duelo com o avô e não valia a pena protestar. Ficou desiludido, mas lembrou-se que, se conseguisse ser rápido o suficiente, talvez o avô depois o deixasse sair mais cedo, e então, preferiu não protestar mais.

Mas nada correu como Jaime tinha planeado. O primo Quim até parecia estar a fazer de propósito para as coisas não andarem mais depressa. Logo ele que sabia que o tinha incentivado tanto a jogar futebol. E Jaime começou a ficar desapacientado. O rapaz andava numa roda viva, primeiro a juntar as podas da vinha e os paus velhos para fazer pequenos feixes, para usar mais tarde como combustível para aquecer o forno. No final, já tarde, faltava apenas atar a vinha, mas o Ti Quim e o avô não tinham despacho nenhum. O jornaleiro passou junto a Jaime e tentou meter conversa:

- Ó Jaime, já estás um mestre do ponto, rapaz!

- Você é que me saiu um bom ponto. - respondeu fria e bruscamente.

O Ti Quim não gostou da expressão de arrogância que percebeu na resposta de Jaime. Mas engoliu em seco e seguiu caminho. Ia tentar arrancar os tocos de umas videiras velhas que haviam secado.

Jaime compreendeu que o magoara. Porém, sentiu algum prazer momentâneo no modo como tinha tratado o homem. Estava revoltado por já não ir a tempo de jogar futebol nesse dia.

Continuou a trabalhar, mas agora com mais calma. Já tinha perdido a esperança. Porém, a revolta dentro dele tinha-se agravado.

Quando se aproximou do primo Quim e do que ele estava a fazer, este tentou uma nova abordagem:

- Ó Jaime, ainda sabes como é que se arranca um toco? - E respondeu à sua própria pergunta: - És cavalo dum lado e és cavalo do outro!

Repentinamente, o rapaz atirou com ar sarcástico:

- Ó Ti Quim, você é Quim venta!

O Ti Quim não achou piada à tirada e respondeu-lhe sem respeito: - Vai bardamerda!

- Só se for para si.

O jornaleiro perdeu as estribeiras e mandou um monumental tabefe na cara do moço.

Ao longe, o avô já se havia apercebido que algo não estava bem com o relacionamento dos dois, mas olhou e já só viu o neto a correr desenfreado pelo campo fora, em direção ao rio. Ainda lhe mandou um berro, mas não valeu de nada.

Daniel caminhou apressado para junto do primo. Quando chegou à sua beira verificou que não estava bem. Tinha a mão direita agarrada ao peito e abanava a cabeça visivelmente transtornado.

- Então, que se passou, Joaquim, que raio houve para aqui?

- O teu neto foi uma besta e tive que lhe espetar uma lamboirada, e agora saiu a correr por aí abaixo. - E acabou por contar tudo o que havia sucedido ao primo.

- Então, "ele é que deu com as ventas no sedeiro"...Deixa-o cá chegar, que a gente conversa... Mas que tens tu homem, dói-te alguma coisa?

- Aqui uma dor no peito.

- Vê lá isso. Queres ir para casa? É melhor ir embora! Eu vou contigo.

- E o teu neto? Estou tão arrependido...

- Eu desconfio o que ele há-de ter ido fazer. Se é para isto que conquistámos a liberdade!

- Não confundas as coisas. Ai! Eu também não devia ter dito o que disse.

- Descansa! Não penses mais nisso. Ele há-de cá chegar. Vai ter de te pedir desculpas, ai, isso vai!

- Por amor de Deus, não batas no moço. É a última coisa que te peço.

Durante o caminho, a dor de Joaquim foi-se agravando cada vez mais. Sentia já uma enorme falta de ar e perdeu os sentidos ao chegar a casa. Não mais acordou. O óbito foi declarado passado 4 horas, mas Jaime ainda não tinha aparecido.

A avó de Jaime andava numa inquietação, por todo o lado à procura do rapaz, enquanto o marido havia ficado por casa, martirizado pelo falecimento do primo e alerta para o caso de o neto chegar.

Ao longe, Jaime ouviu o sino da capela tocar à morte. Passara bastante tempo ali a ruminar na vida. Um mar de conflitos inundava a sua jovem cabeça. Ao mesmo tempo que tinha receio de voltar a casa, sentia agora uma terrível angústia, e o som lúgubre do sino agudizara ainda mais esse sentimento. Decidiu partir em direção à aldeia. Quando chegou junto ao chafariz, viu Manuel Silva, o matador, a beber água. Jaime passou e andou, mas o homem apercebendo-se do ruído de passos, inquiriu-o:

- Afinal, vais aí rapaz? Os teus avós andam numa aflição por tua causa. Vai para casa, perdido.

Jaime apressou o passo e começou a correr em direção a casa. O coração a pular. Da janela, a avó apercebeu-se da sua chegada, e precipitou-se para ele.

- Oh, meu filho, o que foste fazer, meu Deus.

- Então, avó não chore. Que se passa, por quem tocou o sino à morte?

- Foi o primo, meu filho, foi o primo Quim. Sentiu-se mal do coração.

- Oh, não! Eu não queria que isso acontecesse, meu Deus. Ai, o primo Quim!

- Anda cá para dentro. O teu avô está amargurado. Anda p'ra dentro, meu filho.

- Ó avó, o que vai ser de nós... ?

- Anda p'ra dentro. O teu avô não te faz mal. Eu já falei com ele.

Daniel tinha escutado a mulher, mais atencioso que nunca. Ele nunca fora muito de a ouvir, mas estava agora num estado completamente letárgico. A realidade tinha-o de rastos. Quando o neto chegou ao pé dele, estava com a cabeça encafuada e apoiada entre as palmas das mãos.

- Ó avô, quero pedir-lhe desculpa!

- A quem devias pedir desculpa já cá não está.

- Daniel, não digas isso ao rapaz. Sabes bem que ele não tem culpa.

- Ó avô, perdoe-me, por favor!

- Onde estiveste este tempo todo...? Não te lembraste de nós, que podíamos estar aflitos? Não estou em condições de falar contigo. Vai-te embora, vai descansar, que depois falamos.

Jaime saiu em direção ao quarto de dormir e a avó acompanhou-o.

- Anda cá. Não tens fome? Come broa com alguma coisa. Há azeitonas, marmelada, o que te apetecer. Eu não fiz comer nenhum para a ceia. Depois deita-te na cama. Eu tenho de ir ajudar a velar o primo Quim. Logo falo contigo, se estiveres acordado.

Jaime ficou no quarto. Deitado, começou a olhar o teto, pensando em tudo o que acontecera. A noite caiu como uma laje pesada. A mente do rapaz dava voltas e voltas e não saía do mesmo pensamento. O primo Quim tinha morrido e ele sentia-se culpado pela morte dele. Sentia a cabeça doer como se tivesse um peso enorme em cima dela. Mas, entretanto, foi pensando naquilo que aprendera com o primo Quim, na forma simples, leve e divertida que ele tinha de lhe explicar aquele mundo de gente um pouco estranha, que fizera com que o próprio mundo dele fosse também um pouco mais divertido. Ele que lhe dizia para ser sempre justo com as pessoas e que deveria encontrar uma forma de ser equilibrada, entre a maneira de ser daquelas pessoas, meio esquisitas, que costumava ver pela aldeia. Sorriu a olhar o escuro da noite e pediu-lhe desculpa, primeiro em silêncio, depois proferindo mesmo a frase de forma audível: - Desculpe, Ti Quim! Até sempre.

Tinham ajudado também as palavras da avó a apaziguar mais a mente do rapaz: "Sabes que o primo Quim gostava muito de ti. Era um camponês quase analfabeto, mas, à sua maneira, muito sabedor. Olha que ele nunca dizia uma asneira à tua frente. Tinha sempre muito cuidado.

Quando Jacinta chegou, perto da meia-noite, Jaime e Daniel já haviam adormecido, vencidos pelo cansaço. Foi primeiro ao quarto do neto e cobriu-o cuidadosamente, com a roupa da cama e com carinho, dando-lhe um beijo na face. Depois seguiu para junto de Daniel. O marido acordou quando ela se aproximou da cama.

- Então, mulher? Estava muita gente por lá? Acabei por dormitar um bocado. Amanhã vou cedo contigo.

- Não, não estava muita gente. Estava gente da terra, só, mais nada. Foi de repente, ainda pouca gente sabe.

O enterro foi no dia seguinte. Jaime acompanhou a avó nas cerimónias fúnebres e não saiu da sua companhia. Foi o dia mais difícil da sua curta vida.


21 DE MARÇO DE 2023


Jaime nunca conheceu verdadeiramente os pais. Nem os pais, nem os padrinhos. Havia-os perdido num fatídico acidente de carro, numa viagem de regresso do Santuário de Fátima, quando tinha apenas ano e meio. Pensava muitas vezes neles, mas era mera idealização da sua cabeça. Na verdade, só se lembra de ter visto duas fotos do casamento, e os avós tinham sempre evitado falar no assunto, que se tinha tornado quase um tabu.

Com 16 anos, começou a praticar karaté em Coimbra, incentivado por uma colega de trabalho que viria a tornar-se, primeiro, sua namorada, e depois, sua esposa, Flora, mãe dos seus 3 filhos. Nessa altura já o avô tinha também morrido, resistindo pouco mais de 2 anos à morte do primo Quim. A avó Jacinta foi o único verdadeiro apoio familiar que lhe restou, tendo vivido em casa do neto até falecer, em 2003, com 92 anos.

Jaime, jamais se esquecera das palavras do primo Quim : "Vês como os vimes são fortes mas maleáveis para não partir? Hás-de ser forte e flexível como o salgueiro." Aplicava muito frequentemente esta metáfora, durante as suas aulas como instrutor de artes marciais, a sua principal atividade profissional. No seu pomar, encostado à moradia onde vivia com a sua esposa, plantou um exemplar daquela árvore, também conhecida como vimeiro. Tratava dele e regava-o com bastante frequência. Era como se fosse todo o cuidado que queria ter dado ao primo Quim. Ali pelos meados do inverno podava-lhe os ramos todos e guardava sempre um feixe de vimes que metia dentro de água, para se manterem mais tempo flexíveis. E quando precisava de colocar um tutor numa árvore ou atar a ramada de kiwis, usava-os. Estava a preparar-se para plantar uma árvore no jardim japónico que mandara construir recentemente. A esposa, que era professora primária e praticante de ioga, oferecera-lhe um ácer anão, de cor bordô no dia de aniversário. Tanto ele como Flora adoravam a cultura oriental, especialmente, tudo o que tinha a ver com a nação nipónica. A preferência pelo jardim japónico estava relacionada com as tendências para as escolhas mais ecológicas, com muita poupança, recirculação e depuração de água e criação de um pequeno lago para desenvolvimento de um jardim mais vivo, com a presença de peixes e outros seres vivos aquáticos. No dia da árvore, Jaime gostava de plantar sempre alguma coisa, de preferência uma árvore ou arbusto. Era uma data com muito simbolismo para ele, por vários motivos. Para além de ser um motivo de comunhão com o mundo natural em que punha em prática o tanto que o avô Daniel e o amigo e primo Quim lhe haviam ensinado.

Flora aproximou-se lentamente de Jaime. Ele apercebeu-se do leve ruído da sua chegada, mas simulou estar distraído, sentindo as mãos macias da esposa a tapar-lhe os olhos.

- Que está a fazer o meu pão?

- Estava à espera da minha Flora.

Ela, calmamente, libertou-o do seu abraço meigo.

- Estive a olhar para ti a usar esses vimes do salgueiro. Posso falar disto também no meu trabalho sobre usos ecológicos, para mostrar aos meus alunos.

- Sim, tens razão.

- Ia pedir-te para me explicares como se faz. Há quanto tempo é usada esta planta? O que me souberes dizer, enfim...

- Não sei há quanto tempo, mas podemos investigar sobre isso. E doutros usos para além deste.

- Tem mais usos ainda?

- Sim. Cestaria, por exemplo. E com certeza não há memória disso.

Flora pegou no seu smartphone e ligou os dados móveis. Colocou a palavra vimeiro no motor de busca. Começou a ler um dos sites que lhe apareceu:

- Aqui diz que a planta tem vários nomes. Um deles é salgueiro-francês. O nome científico é Salix viminalis L. "A planta apresenta um ar dramático depois de podada"

- É uma planta "dramática", mesmo a condizer com a tua história.

- Tens razão, não podia ser mais a propósito. É uma planta que me traz tanta recordação.

Prefiro muito mais usar estes métodos para este fim, do que os atuais: fios de plástico, cordéis, etc, etc. É tão mais belo. É rústico, é verdade, mas, mesmo assim, consegue ser tão elegante.

Flora aquiesceu:

- Realmente, há coisas que são intemporais!

________

NOTA DE AUTOR

O conto intitulado Forte e Flexível Como o Salgueiro é inspirado numa realidade rural de há cerca de seis ou sete décadas a esta parte. É um trabalho de ficção e as personagens são também fictícias. Qualquer semelhança com factos ocorridos é mera coincidência.

NOTA DO EDITOR 

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21 abril 2023

Estudos medievais: Viver, ler e rezar no Mosteiro de Lorvão


O Instituto de Estudos Medievais da FCSH da Universidade Nova de Lisboa promoveu ao longo de 2022 um conjunto de dez videoconferências subordinadas ao tema “Viver, ler e rezar no Mosteiro de Lorvão (séc. XIII a XVI)”.

A abrir o ciclo, em Janeiro, Maria João Branco referiu o papel desempenhado por D. Sancho I, pelo bispo de Coimbra e pela Infanta D. Teresa no conflito com os monges de Lorvão que levou à sua expulsão e ao estabelecimento (em 1211) da primeira comunidade cisterciense feminina em Portugal.

Na segunda conferência Maria do Rosário Barbosa Morujão salientou a importância dos arquivos para a salvaguarda da memória das comunidades monásticas.

Luís Filipe Oliveira proferiu a terceira conferência deste Ciclo abordando a presença de textos normativos das Ordens Militares nos códices de mosteiros cistercienses portugueses. Referiu-se, em especial, a um códice que pertenceu à biblioteca do Mosteiro de Lorvão, do qual fazem parte as Definições da Ordem de Calatrava (finais do século XIII).

A quarta sessão, desenvolvida por Eduardo Carrero Santamaría e intitulada “Espaço e liturgia nos mosteiros cistercienses femininos de Leão, Castela e Aragão”, incidiu na estreita relação entre o espaço monástico e a prática da liturgia cisterciense.

A sessão que decorreu em Maio contou com a participação de Ana Suárez González, que abordou a questão dos livros litúrgicos, nomeadamente dos livros da biblioteca do Mosteiro de Las Huelgas, em Burgos.

Versando sobre o monaquismo feminino cisterciense nos reinos de Castela e Aragão, a sexta videoconferência foi da responsabilidade de Ghislain Baury, que destacou a dinâmica das fundações, entre os séculos XII e XIV.

A sessão número sete (Setembro) foi da responsabilidade de Maria Amélia Álvaro de Campos e Luís Miguel Rêpas. As suas intervenções versaram sobre o direito de padroado que o Mosteiro de Lorvão detinha nas igrejas de São Bartolomeu e São Pedro, em Coimbra.

Mercedes Pérez Vidal apresentou a oitava sessão que versou sobre a comemoração da Paixão de Cristo no Mosteiro de Lorvão. Esta conferência contribuiu para melhor se entender como algumas celebrações litúrgicas se processavam no espaço monástico e igualmente compreender a devoção das monjas e das abadessas lorvanenses.

A nona - e penúltima sessão – a cargo de Luís Miguel Rêpas e Catarina Fernandes Barreira - abordou as temáticas do espaço e da prática da liturgia no Mosteiro de Lorvão (séc. XV e XVI) a partir do cruzamento das informações registadas na documentação produzida no âmbito das visitações aí realizadas com outros dados recolhidos nos códices litúrgicos da época.

A última sessão contou com Miguel Metelo de Seixas para desenvolver a questão do uso da heráldica em contexto monástico e, no caso de Lorvão, enquanto auto-representação de abadessas e de monjas.

Refira-se que este conjunto de comunicações foi coordenado cientificamente por Luís Miguel Rêpas e teve como objetivo principal estudar os códices litúrgicos iluminados que fizeram parte da biblioteca do Mosteiro de Lorvão, a primeira casa cisterciense feminina em Portugal.

10 abril 2023

Enterrar o Bacalhau para agitar e dar cor a Penacova


No dia 8 de Abril, sábado de Aleluia, realizou-se em Penacova o “Enterro do Bacalhau”. Esta manifestação popular que durante muitos anos se fez na vila e que desde os inícios da década de trinta não tinha lugar começou, no ano passado, a ser reavivada graças à iniciativa das associações juvenis “Partículas Soltas” e “Vox et Communio”, tendo-se-lhe este ano juntado a associação musical “Sons do Mondego”.

O cortejo do “Enterro do Bacalhau” arrancou da Eirinha, desceu ao Terreiro (onde em frente a Câmara actuaram grupos de crianças), dirigiu-se à rua principal da vila, entre a Igreja e o largo de Cruzeiro (onde o “bacalhau” acabou por ser enterrado) com uma paragem no Largo de S. Francisco para a apresentação de um Teatro de Rua onde não faltou o humor, a sátira e a crítica social e política, traduzida nalgumas quadras com que o “bacalhau” se tentou defender das acusações que lhe foram dirigidas.

Sandra Henriques, encenadora do grupo de Teatro Partículas Soltas, escreveu na rede social Facebook, a propósito do evento deste ano o seguinte: “Uma vez mais saímos à rua para ver se, de alguma forma, agitamos e damos cor à nossa querida Vila de Penacova (...) E que bem acompanhados estivemos! De um lado os nossos 30 atores (miúdos e graúdos) acompanhados pelos familiares que largam os seus afazeres de Páscoa para virem fazer a festa connosco e mostrarem aos mais novos que é tão bom sermos livres! Do outro, o Vox et Communio com as suas vozes e a garra de se desafiarem constantemente num espírito de cooperação maravilhoso. De outro, a energia contagiante da Associação Musical Sons do Mondego, que era a peça que nos faltava.”

Esta tradição está ainda presente nos dias de hoje em muitos locais do país (Pampilhosa, Figueira da Foz, Góis, Soutocico, Peniche, Sesimbra, Laranjeiro, Barreiro, Rio de Mouro, Alenquer, Torres Novas, etc). Recorde-se que o Enterro do Bacalhau de Soutocico (Leiria) chegou mesmo a ser, em 2020, candidato às 7 Maravilhas da Cultura Popular. A condenação à pena capital e enterro do bacalhau, bem como todo o conjunto de rituais passou a integrar a cultura popular há longos anos atendendo a que durante os quarenta dias que vão do Carnaval à Páscoa a Igreja Católica impôs rigoroso jejum e completa abstinência de carne. Com isso, quando se chegava ao fim da Quaresma já o povo estava farto de comer bacalhau e de se privar de muitas coisas além da carne, por exemplo dos bailes e de tudo o que fosse divertimento.

Assim, o “enterro do bacalhau” passou a assumir-se como uma “tradição que tem lugar no Sábado de Aleluia para celebrar o fim das privações, incluindo as gastronómicas, que tinham lugar na Quaresma. Em geral, o julgamento do bacalhau é uma manifestação teatral que inclui também um cortejo fúnebre. Algumas das personagens que participam são o doutor juiz, os advogados, o oficial de diligências, o réu bacalhau e as testemunhas – salsa, alho, cebola, e vários temperos.” Há localidades - por exemplo Rio de Mouro (Sintra) - que fazem o “enterro do bacalhau”, não no Sábado de Aleluia, mas na Terça-Feira “gorda”, isto é no dia de Carnaval.

Em Penacova, temos notícia dos Cortejos em 1910, 1911 e 1932. Em 1932, a comissão que estava constituída não obteve autorização do Administrador Concelhio tendo surgido um outro grupo que, à última hora, acabou por organizar um cortejo alternativo na Segunda-Feira da Páscoa, com “figuras simbólicas e carros alegóricos”. Em 1910, de acordo com notícia no Jornal de Penacova “foi um verdadeiro sucesso o enterro do bacalhau que teve lugar nesta vila” na noite de Sábado de Aleluia. “A afluência do público ao funéreo e burlesco enterro foi extraordinária (…). O povinho ficou embasbacado ante o aparato para si estonteador e nunca antes visto na nossa terra”. Um autêntico “sucesso” para “um burgo, apático e podre a propósito de diversões.” Em 1911 repetiu-se e até se publicou um “jornal” satírico “A Espinha”. Uma preciosidade: quatro páginas cheias de humor e sarcasmo, como convinha nesta manifestação popular.

Fotografias de Carolina Sim: 

















Fotografias de PENACOVA ONLINE: