No dia seguinte, pelas 18h, no Mosteiro de Lorvão teve lugar o Concerto de Aniversário. O Coral Divo Canto e o Chorale Crèche n’Do voltaram a unir-se para uma actuação de alto nível artístico e cultural.
O Coral Divo Canto é um coro misto amador, constituído por cerca de 40
elementos. A actividade do grupo iniciou-se a 2 de Abril de 2003. Então designado Coro Poliphonico da Casa do Povo de Penacova, apresentou-se pela primeira vez em público no dia 24 de Abril de 2004. Desde 2009 que é dirigido pelo Maestro Pedro André Rodrigues.
O grupo conta com um repertório de que fazem parte composições clássicas,
contemporâneas, tradicionais portuguesas, sacras e profanas.
Já percorreu Portugal de Norte a Sul e primeira experiência internacional ocorreu em 2012 com a deslocação a Ponteareas, Espanha. Desde então participa regularmente em concertos no país vizinho.
Em outubro de 2013 gravou um DVD ao vivo e no ano seguinte apresentou a ópera “Orfeo ed Euridice” de C.W. Gluck.
Em 2017 organizou o I Encontro Solidário de Penacova no qual participaram a grande maioria dos grupos corais paroquiais do concelho e o I Festival da Canção Divo Canto de Penacova.
Tem desenvolvido um importante trabalho de sensibilização para a música coral, realizando frequentemente concertos em diferentes freguesias deste concelho. Organiza anualmente o Concerto de Aniversário, o Encontro de Coros de Penacova e um Concerto de Natal com grupos nacionais e estrangeiros.
A Associação Cultural DIVO CANTO - que alberga o Coral Divo Canto - surge a Janeiro de 2015 tendo como finalidade o ensino e promoção de todo o tipo de artes, principalmente a música na vertente coral, bem como o enriquecimento cultural do Concelho de Penacova em geral .
É a Associação que "tem feito um trabalho importante na música coral no nosso concelho, levando o nome de Penacova por todo o país e além fronteiras". Pretende, numa palavra, "construir um caminho sólido na promoção e enriquecimento da nossa cultura"- refere o site da mesma.
Destacam-se os Encontros Corais de Penacova, sobretudo os Internacionais e também o Encontro de Coros Solidário que uniu os grupos corais litúrgicos e a comunidade penacovense em geral.
Sem comentários:
Enviar um comentário