sábado, junho 22, 2013

Cartas Brasileiras: Arroz com Feijão



"Arroz com feijão”

No Brasil, para dizer que algo é corriqueiro, fácil, comum, do dia a dia, existe a expressão “é arroz com feijão”, porque a dupla de alimentos é uma constante na nossa mesa.
Deixando de lado a comida mais sofisticada e regionalismos,o feijão desde há muito tem estado presente na culinária doméstica. O arroz veio para cá em 1808, junto com a Coroa Portuguesa.
O prato é tão apreciado e comum, que muitos sentem sua falta depois de alguns dias fora de casa, ainda que desfrutando as delicias das cozinhas regionais do nosso Brasil, ainda que na Europa ou América.
O sentimento de falta se dá mesmo estando no Brasil, creio que muito mais pelo tipo de feijão. Para nós paulistas, uma semana maravilhosa no Rio de Janeiro é suficiente para que sintamos saudade do feijão vermelho, porque o feijão preto dos cariocas nos basta nas tradicionais feijoadas das quartas ou sábados (feijoada acompanhada pelo arroz).
A famosa dupla  (Arroz com Feijão) não tem nome próprio, a não ser no aconchegante e alegre nordeste Lá existe o "Baião de dois", arroz e o feijão preparados juntos, mais arroz do que feijão, regados com manteiga de garrafa. Contudo, passados alguns dias, mesmo com o forró (dança, ritmo e música local) queimando o pé, já chega.
Estando na Europa a situação ficar pior, com a barriga roncando de fome pela comida de casa. Em uma das viagens, depois de atravessarmos a fronteira Espanha-Portugal, em um restaurante do lugar chamado Vila Verde de Ficalho, o gentil casal de proprietários nos serviu arroz, feijão com toucinho e torresmo, fritas e bife acebolado!
Nos Estados Unidos, mais precisamente na Flórida, destino preferido de muitos brasileiros, ninguém mata cachorro a grito. Pode-se encontrar com facilidade arroz com feijão, como o "Gallo Pinto", feito com feijão vermelho, comida típica da Nicarágua e Costa Rica. O prato vem  acompanhado com  carne assada ou "desmenuzada" (desfiada), "maduros" fritos (banana frita), tajada (banana fatiada desidratada e frita) e queijo assado.
Na cozinha cubana, feito com feijão roxo e arroz, há os "Moros y Cristianos" (mouros, os povos bárbaros de pele morena, como o feijão e os cristãos de pele branca). Também de Cuba, o Congrí, feito com feijão preto. Os porto-riquenhos oferecem o "Arroz con habichuelas", El Salvador o "Casamiento" (arroz a noiva e o feijão preto o noivo).
A variedade dos nomes desse combinado pode vir da denominação que o feijão recebe em cada região: frijoles na Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, México e Nicarágua, habichuela em Porto Rico e Colômbia, chaucha na Argentina, Paraguai, Uruguai, poroto no Chile e caraota na Venezuela.
Puxando a sardinha para a minha brasa, diria que arroz com feijão imbatível era o da casa da minha meninice; um mexidinho preparado na frigideira com alguma sobra do almoço, abobrinha, batata, mandioca cozida, se sobrasse, quando não, apenas os "astros" com um pouco de farinha e um ovo quebrado por cima e mexido. Santo Deus!
 
ptjsantos@bol.com.br

 




Praia Fluvial do Reconquinho hasteou Bandeiras Azul e de Praia Acessível para Todos


A Praia Fluvial do Reconquinho hasteou, na sexta feira, dia 14 de Junho a Bandeira Azul e a Bandeira de Praia Acessível para Todos, galardões conquistados pela primeira vez, este ano de 2013.

Sob o lema «Este verão é em Penacova», o Município de Penacova, levou este ano a cabo a campanha para a conquista deste galardão, uma mais valia na estratégia de promoção dos recursos turísticos do concelho.
VEJA SITE DA CÂMARA MUNICIPAL

Marchas Populares animaram Penacova


Fui uma multidão animada a que encheu o Largo Alberto Leitão, para acolher as Marchas Populares de Penacova 2013.

A primeira marcha a entrar em cena foi a marcha da APPACDM Centro de Figueira de Lorvão, seguida do Centro Social e Paroquial de Lorvão, marcha de Travanca do Mondego, marcha de Santo António de Lorvão e marcha da Cheira pelo Mocidade Futebol Clube.

As marchas populares voltaram este ano ao Largo Alberto Leitão voltando a dar cor, animação e muita alegria ao centro da vila, numa manifestação de cariz popular inspirada nas tradições locais.  

Nomes de Combatentes mortos na Guerra do Ultramar gravados em Memorial


 
Penacova homenageou antigos combatentes no Ultramar
 no Dia de Portugal

Foram muitas as pessoas que hoje se reuniram em Penacova para, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, homenagearem ao habitantes do concelho que combateram na Guerra do Ultramar e, muito em particular, os vinte combatentes do concelho que no teatro de guerra pereceram, dando a sua vida pela Pátria.

A cerimónia que se iniciou com uma Missa na Igreja Matriz de Penacova, teve o seu ponto alto com a inauguração nos Jardins do Largo Alberto Leitão, junto à Pérgola Raúl Lino, de um Memorial em homenagem aos combatentes do Concelho de Penacova.

Na cerimónia estiveram presentes muitos familiares, amigos e ex-combatentes, para além de representantes do Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, da Liga dos Combatentes e outras individualidades. A presidir a cerimónia, a Associação dos Combatentes do Concelho de Penacova, fundada em 2011, contou com o apoio do Município e das Juntas de Freguesia do concelho para a implementação do monumento.

O Presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira, bem como o Presidente da Assembleia Municipal, Pedro Coimbra, dirigiram aos presentes palavras de homenagem e de esperança, salientando ambos a importância de que esta cerimónia tenha sido celebrada numa data em que se celebra Portugal e os portugueses. Na memória dos presentes ficarão certamente as palavras de emoção dirigidas pelo Presidente do Município de Penacova, Humberto Oliveira que, não tendo combatido no Ultramar, partilhou a vivência da sua família na dura experiência da guerra.
Texto e Foto: Câmara Municipal


Pode ler também no Semanário
A Comarca de Arganil de 20 de Junho
 
 

domingo, junho 09, 2013

Memorial dos Combatentes do Ultramar vai ser inaugurado a 10 de Junho

É já amanhã que vai ser prestada uma homenagem especial aos Combatentes do Ultramar com a inauguração de um Memorial no Largo Alberto Leitão.

A Associação dos Combatentes do Concelho de Penacova convida a população a, no próximo dia 10 de junho, assistir à inauguração do Memorial dos Combatentes do Concelho de Penacova que deram a vida pela Pátria na guerra do Ultramar.

 Programa: 
 10:00 - Missa
 Local: Igreja Matriz de Penacova
11:00 - Descerramento e Benção do Memorial
 Local: Jardim do Largo Alberto  Leitão
 11:15 - Sessão Solene
 Almoço na Quinta da Nora - Miro
 Inscrições para o almoço: 239 456 277 | 936 739 566

 

segunda-feira, junho 03, 2013

"Travanca para Sempre Freguesia" é o tema da Marcha 2013



Actuação em Souselas (fotos de J. Costa e António Pais)
Travanca do Mondego já marcha… cantando “Travanca para Sempre Freguesia”
A marcha de Travanca deu início às suas atuações no último sábado em Souselas, com o tema Travanca para sempre Freguesia. Vestidos em tons de azul safira, a cor da freguesia e da associação, a marcha faz uma apologia às suas gentes e à sua freguesia, manifestando, também, desta maneira o seu desagrado perante a extinção da freguesia. De realçar, também, o trabalho habilidoso do arco que representa uma réplica da igreja da nossa freguesia.
Todo o conjunto brilhou e mais uma vez os dançarinos e a banda deram o seu melhor para oferecer um momento de muita alegria a todos os presentes.
Aguardamos as próximas atuações, deixando as maiores felicitações e os parabéns a todos os envolvidos pelo excelente trabalho.
Para os que ainda não viram e querem ver, e para os que já viram e querem rever, aqui ficam as datas e lugares das próximas atuações:
Dia 7 de Junho Ribeira de Frades (Coimbra)

Dia 9 de Junho Cheira (Penacova)

Dia 15 de Junho Penacova

Dia 22 Amor de Junho (Leiria)

Dia 29 de Junho Travanca do Mondego

Dia 30 de Junho Rebordosa (Penacova)

Dia 6 de Julho Espite (Ourém)
                                                                                                  Carmen Rojais