sábado, outubro 12, 2024

Coral Divo Canto: 18º Encontro de Coros de Penacova


O 18º Encontro de Coros de Penacova vai realizar-se hoje, 12 de outubro, a partir das 21h30, no Mosteiro de Lorvão tendo como convidados Orfeão da Santa Casa da Misericórdia de Gouveia e Coro da Cruz Vermelha de Águeda, no âmbito de protocolos de intercâmbio cultural que o DIVO CANTO vem desenvolvendo com coros de todo o país e do estrangeiro. Amanhã, dia 13 , a partir das 18h00, vai estar de novo no mesmo palco a participar no concerto conjunto das Associações que integram o Conselho Consultivo da Escola de Artes, também integrado na 2ª Bienal de Música do Mosteiro de Lorvão.

O Coral Divo Canto, com sede em Penacova, organiza anualmente dois encontros de coros no concelho (um internacional e um concerto de Natal). Para além destes, desloca-se regularmente pelo país para participar em concertos para o qual é convidado no âmbito desses intercâmbios culturais, participando ainda em diversas iniciativas culturais promovidas por entidades oficiais e outras.

No ano de 2023, em que comemorou o seu 20º aniversário, participou em duas sessões do programa Praça da Alegria, da RTP, nos Duelos da Páscoa, participou ainda num espetáculo do cantor Paco Bandeira e no evento “Sabores de Penacova”, no Casino da Figueira da Foz, onde partilhou o palco com o cantor e humorista Fernando Pereira. Neste ano é de referir igualmente a organização de um ciclo de 6 concertos de música sacra e uma digressão a França.

No corrente ano já se deslocou ao Reino Unido, onde ofereceu um concerto à comunidade portuguesa em Londres dedicado aos 500 anos do nascimento de Luís de Camões e participou nas comemorações oficiais do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com a presença do Senhor Embaixador de Portugal naquele país. 

No conjunto das suas actividades, para além de participações em diversos concertos no país, organizou o 8º Ciclo de Concertos Divo Canto, em Penacova e Lorvão, recebendo o Coral das Caldas da Rainha e o Chorale Crèche n’Dó, de França, .

1 comentário:

  1. Nâo há mesmo outro modo diferente do que reconhecer que o Divo Canto é uma jóia escondida no nosso (Penacovense) território.
    Tal como, sabiamente, elenca o Senhor Professor David, o curricula é extenso -e grandioso.
    Mas anoto o facto de esta Associação viver das ajudas de terceiros (Sócios e Amigos) e de necessitarem que os apoios também se expandam.
    Vamos lá AJUDAR sff.
    Luís Pais Amante

    ResponderEliminar