"Uma das casas mais importantes do edificado da Vila, quer pela escala, quer pela cor que a demarca das restantes, é a designada “Casa Azul”. O edifício, de manifesto interesse arquitectónico, necessitava de profunda reabilitação (1).
Entretanto, o edifício, que tem a frente principal voltada para a Rua Fernando de Melo e faz esquina para o início da Rua da Costa do Sol, foi adquirido por Luís Amante e Esposa, Ana Marques Lito, que lançaram mãos à obra e avançaram com um projecto arrojado de reabilitação, mantendo a cor azul forte que há muitos anos ostentava, destacando-a harmoniosamente do casario do núcleo histórico da vila.
A avaliar por algumas construções ainda existentes, pode-se deduzir que a vila de Penacova teria registado um surto de renovação e desenvolvimento no início do século XVII. Ao longo da rua principal sucedem-se algumas casas características, provavelmente do século XVII e XVIII , cheias de tradição e pitoresco como é a “Casa da Freira” e aquela outra que ostenta sobre a porta dois brasões manuelinos, com armas do reino e da vila, onde se localiza hoje a Junta de Freguesia e terá sido, em tempos, a Casa da Câmara."
(1) Foi incluído, com o nº 149, na planta geral, da” Operação de Reabilitação Urbana (ORU)”, aprovada em 2016 pelo Município de Penacova.
David Almeida, in PENACOVA (IN)TEMPORAL,
livro de poesia de Luís Pais Amante
Deste Autor e Amigo, acabamos de receber uma poesia inédita, oferecida ao Penacova Online e ao seu Administrador. Obrigado Dr. Luís!
Sem comentários:
Enviar um comentário