Nota do Penacova Online:
O nosso primeiro contacto com Paulo Santos foi através de um e-mail que recebemos do Brasil pedindo esclarecimentos sobre a Senhora da Moita, em Gondelim, e sobre o Montalto. A partir daí fomos trocando impressões sobre Penacova e região . É que a esposa deste nosso amigo tem raízes no nosso concelho. Por outro lado, foi com muito agrado que tomámos contacto e colaborámos na revisão de uma novela que está quase pronta a ser publicada. Um livro que faz muitas referências a Gondelim e a outros locais da nossa região e inclui desenhos aguarelados sobre o concelho de Penacova. Este livro poderia muito bem vir a ser uma edição luso-brasileira. Quem sabe isso venha a ser possível. De tudo isto surgiu também a ideia da publicação regular das "Cartas Brasileiras".
Na crónica de hoje, Paulo Santos faz precisamente referência aos antepassados (avós) de sua mulher, oriundos de Lorvão e Figueira de Lorvão e de Carvalhal de Mansores e Gondelim.
Matar a cobra e mostrar o pau
Pesquisando pela Internet não encontrei qual seria em Portugal a
expressão correspondente ao ditado popular empregado no Brasil, título desta
Carta Brasileira, ou se seriam idênticos, cá e ai e se com igual significado.
Aqui, do lado Oeste do Oceano Atlântico, significa: comprovar o que se fez, dar
provas do feito ou do dito.
E tendo matado a cobra, ao afirmar que os parentes são de Penacova, mostro os paus, comprovando, apresentando documentos; passaporte de viajante da Avó Maria e passaporte de emigrante do Avô Manoel, ambos de Figueira de Lorvão, e registros de nascimento do avô Eduardo (Carvalhal - 1897), e da avó Maria Assumpção (Gondelim- 1898).
Abraços do Brasil.
P.T.Juvenal Santos
As raízes em Gondelim e Carvalhal:
Assento de Nascimento de Maria, nascida em 1898 em Gondelim, filha de Maria Rosa da Assumpção. |
A ligação a Lorvão e a Figueira de Lorvão
Passaporte de Manuel Rodrigues Castanheira , natural da freguesia de Lorvão (1928) |
Passaporte de Maria Rodrigues, natural de Figueira de Lorvão (1933) |
Sem comentários:
Enviar um comentário